Políticas públicas focadas na transparência tributária e acessibilidades das informações fiscais podem ser ferramentas para incentivar a participação cidadã na gestão. É o que aponta o estudo desenvolvido pelo procurador do município, professor doutor Franco Júnior, em parceria com a professora doutora Oderlene Vieira.
O artigo intitulado “Transparência Tributária e Confiança Social: Determinando a Direção da Influência”, do dr. Franco Júnior e da doutora Oderlene Vieira, aborda a relação entre a transparência nas práticas tributárias e a confiança social.
O estudo, resultado de uma pesquisa quantitativa, apontou que mais de 60% da variação na confiança social pode ser explicada pela transparência nos processos tributários. Ou seja, quanto mais acessíveis e claras são as informações tributárias oferecidas pelo governo, maior é a confiança da população nas instituições.
A pesquisa foi apresentada no último dia 6, no Seminário em Administração 2024 organizado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). O evento é um dos principais encontros acadêmicos no país voltado à administração.
Da Redação