fevereiro 22, 2026 12:56

Semasc intensifica ações para combater uso de crianças pedindo dinheiro nos semáforos de Manaus

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou uma grande ação, nesta sexta-feira, 21, em seis pontos de Manaus para coibir uso de crianças pedindo dinheiro em semáforos. O balanço foi divulgado pelo titular da Semasc, Saullo Vianna.

A Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), conselheiros tutelares e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) também participaram da ação que resultou no resgate de 13 crianças. Elas foram encaminhadas ao Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica). Alguns responsáveis foram levados à Depca para responder pelas infrações cometidas.

Segundo Saullo Vianna, a situação tem se agravado na capital amazonense.

“Em algumas abordagens foram identificados adultos, homens e mulheres, que estavam com crianças que nem eram seus filhos, ou seja, isso é um mercado. Pegam crianças para trazer aos semáforos e sensibilizar as pessoas a doarem dinheiro, não podemos permitir. Vamos cada vez mais intensificar as ações na Semasc para reduzir esses casos”, destacou o titular da Semasc.

Um caso que chamou a atenção durante a ação envolveu um homem que, ao perceber a chegada da equipe de abordagem, fugiu levando uma criança. As investigações apontaram que ele possui um mandado de prisão em aberto e a polícia já está realizando buscas para localizá-lo.

Vianna também adiantou que a secretaria vai expandir essas operações para outras áreas da cidade. “Iremos realizar o mesmo tipo de abordagem com pessoas em situação de rua no Centro de Manaus”, afirmou.

O secretário reforçou que o município oferece serviços de acolhimento e apoio para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade.

Thaise Rocha, para o Portal O Poder
Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!