O candidato a prefeito Ricardo Nicolau (PSD) foi obrigado a citar a Prefeitura de Manaus em todas as menções que faça ao Hospital de Campanha Gilberto Novaes durante sua campanha eleitoral. A decisão foi tomada nesta terça-feira, 3, pelo colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
O julgamento acontece após processo iniciado pelo também candidato David Almeida (Avante) que pediu, inicialmente, que o Nicolau fosse proibido de citar a empresa Samel, que foi parceira da prefeitura na unidade de saúde emergencial que atendeu o público durante a primeira onda do novo coronavírus em Manaus. O pedido de David havia sido aceito primeiramente pela juíza de propaganda Sanã de Oliveira, mas foi contestado.
Quem também entrou com pedido sobre o mesmo assunto foi o candidato do prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), Alfredo Nascimento (PL) que pediu direito de resposta ao afirmar que Nicolau estava mentindo ao falar que o hospital de campanha era um feito heroico seu. Mas Alfredo teve pedido negado na última sexta-feira, 30.
Sobre o grupo de saúde da família de Nicolau, o TRE-AM decidiu que não está proibida a citação, apenas é opcional. Já no caso da Prefeitura de Manaus, o candidato deve sempre citar o órgão como o responsável pela obra.
Sharon Marques, para O Poder
Foto: Divulgação