Foi publicada no Diário Oficial da União, desta quarta-feira, 9, a portaria nº 2.338, que declara situação de emergência na rodovia BR-230, do quilômetro 293,9 ao 603,3, em razão da interrupção total da estrada. A decisão se deu após o trecho ficar submerso por conta do transbordamento do Rio Madeira.
O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Orlando Fanaia Machado, no uso das suas atribuições nos estados do Amazonas e Roraima, assinou a portaria. A subida do rio tem causado transtornos para quem trafega na rodovia. O decreto serve como alerta para os condutores e para facilitar possíveis ações na contenção de danos.
Presidente da Aleam denunciou a situação da BR-230
No dia 1 de abril, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), denunciou que a BR-230 estava debaixo d’água e afirmou que apresentaria um requerimento ao Dnit.
O presidente questionou quais as ações efetivas que o órgão estaria tomando e se havia um planejamento para enfrentar essa situação. Cidade afirmou que se reuniria com o superintendente para debater iniciativas que possam melhorar as vias, os portos, a BR-230 e a BR-319, que liga Manaus a Porto Velho.
Da Redação
Foto: Reprodução