julho 15, 2025 10:07

TRE-AM dá prazo de 15 dias para Cidadania garantir pagamento de dívida

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) decidiu indeferir um pedido do partido Cidadania Amazonas referente à prestação de contas anual referente ao exercício financeiro de 2020. A decisão foi publicada nesta terça-feira, 20.

O pedido foi feito após decisão da Corte em desaprovar as contas do partido com o pedido de devolução de R$ 84.263,19 ao Tesouro Nacional, com acréscimo de 10% de multa. Esse valor deveria ser descontado nos repasses futuros da cota do Fundo Partidário, ao longo de nove meses.

Após o caso ser julgado e não caber mais recurso, no trânsito em julgado, o partido solicitou o parcelamento do valor em 60 prestações. No entanto, foi negado por não estar em conformidade com as regras previstas nas resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que condicionam o parcelamento à anuência do Órgão Nacional Partidário.

O Partido Cidadania manifestou o interesse em quitar o débito, nos termos estabelecidos na decisão, em 9 parcelas mensais, com uma alteração, requerendo pagamento mediante quitação de Guias de Recolhimento da União (GRU), diretamente pelo Órgão Partidário.

A relatora do caso, Giselle Falcone Medina, apontou que no acordo inicial a devolução seria por meio de descontos em repasses do Fundo Partidário e não mediante pagamento de GRUs.

A juíza votou pelo indeferimento do pedido, determinando também a adoção dos procedimentos previstos em lei, intimando o Órgão Partidário Nacional, no prazo de 15 dias, para cumprir o estabelecido no Acórdão condenatório, garantindo assim o pagamento da dívida.

 

Confira a decisão na íntegra aqui

 

Da Redação

Últimas Notícias

Crise ambiental se agrava em Manicoré com aumento de focos de calor

Diante da grave crise ambiental enfrentada pelo Amazonas nos últimos anos, especialmente pelas estiagens severas registradas em 2023 e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!