agosto 31, 2025 10:19

Brasil planeja movimentar US$ 150 bi de fundo antes da COP30, diz Marina Silva

A ministra afirmou: “O financiamento pode ser um misto de recursos públicos e privados. O Brasil está oferecendo uma proposta de como mobilizar, além de recursos públicos necessários, que os países desenvolvidos se comprometeram em aportar e que ainda não aportaram”.

Silva também ressaltou o sucesso do Brasil em conciliar a redução do desmatamento com o crescimento da agricultura. Segundo ela, o país conseguiu reduzir o desmatamento em 46% na Amazônia e 32% no país inteiro, evitando o lançamento de mais de 400 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, enquanto a agricultura cresceu 15% e a renda per capita aumentou mais de 11%.

A ministra concluiu: “É possível enfrentar a mudança do clima desde que nos planejemos para ela”. Com essas iniciativas, o Brasil busca se posicionar como líder nas discussões sobre mudanças climáticas, especialmente com a aproximação da COP30, que será realizada no país em novembro deste ano.

Em nota conjunta, os líderes do Brics enfatizaram que a ação climática deve ser baseada em “responsabilidades comuns, porém diferenciadas”. Essa posição reflete a percepção de que os países mais ricos poluem mais e, consequentemente, geram impactos climáticos mais graves para os países emergentes.

A declaração também ressaltou a importância da transição energética como um motor de desenvolvimento. Além disso, o grupo apoiou a proposta brasileira do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que visa investir recursos na conservação ambiental de florestas. O fundo é visto como uma das principais ferramentas de financiamento climático.

 

 

Com informações da CNN Brasil 

Últimas Notícias

Justiça Eleitoral cassa mandatos de prefeito e vice de Caapiranga por abuso de poder

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) divulgou nesta sexta-feira, 29, a determinação da 6ª Zona Eleitoral de Manacapuru pela cassação...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!