setembro 9, 2025 03:27

DNIT e Antaq serão investigados após desabamento de porto no Amazonas

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para investigar as medidas preventivas, de fiscalização e de responsabilização adotadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) em relação ao desabamento do Terminal de Uso Privado (TUP) conhecido como “Porto da Terra Preta”, localizado em Manacapuru. A Portaria n° 7/2025 foi assinada pelo Procurador da República, Thiago Coelho Sacchetto.

A iniciativa é baseada em uma Notícia de Fato recebida pelo MPF que apontava possível omissão de entidades públicas na adoção de medidas fiscalizatórias e preventivas para evitar desabamentos e incidentes em portos fluviais da região. Após apuração preliminar, o MPF constatou a existência de indícios suficientes para a instauração do procedimento investigatório.

Segundo a Portaria, o inquérito visa dar continuidade à apuração extrajudicial, com foco na obtenção de soluções efetivas. O objetivo é esclarecer se os órgãos responsáveis agiram com a devida diligência na prevenção de riscos estruturais e na fiscalização do terminal portuário.

O documento determina ainda que o inquérito seja autuado e registrado no âmbito da Procuradoria da República no Amazonas (PR-AM) e que sejam cumpridas as diligências previstas no despacho que originou sua instauração.

 

 

Da Redação

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!