O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) desaprovou as contas do candidato a prefeito, Josiel Barroso da Silva, conhecido como Amado, e sua vice, Alzira Tavares Soares, em Nova Olinda do Norte. Eles participaram das eleições de 2024.
No pleito, Amado e Alzira obtiveram 72 votos nominais, equivalentes a 0,43% do eleitorado, ficando em quarto lugar na corrida eleitoral do município. Referente à prestação de contas, foram apontadas improbidades que não foram sanadas, não havendo documento de comprovação de profissional habilitado em contabilidade e ausência de documentos fiscais.
Por conta da não comprovação de utilização de recursos, foi solicitada a devolução do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) no valor de R$ 10 mil. Foi estabelecido o prazo de 15 dias para o pagamento, após o trânsito em julgado.
Segundo o juiz eleitoral da 35ª Zona Eleitoral, Pedro Ésio Correia de Oliveira, as irregularidades detectadas comprometem a confiabilidade e a integridade da campanha apresentada e, por isso, foram desaprovadas.
Confira a decisão na íntegra:
TRE-Nova Olinda do Norte
Ludmila Dias, para o Portal O Poder
Foto Divulgação