O instituto Ipsos realizou uma pesquisa que mostrou uma elevação de cinco pontos percentuais em julho, o maior aumento mensal registrado pela rodada de pesquisa em relação à preocupação dos brasileiros com a corrupção.
Segundo o CEO da Ipsos, Marcos Calliari, a movimentação também decorre do debate social em torno do julgamento da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF) e das investigações de ações da facção Primeiro Comando da Capital (PCC).
O estudo aponta um avanço de 33% para 38% na preocupação do brasileiro com a corrupção. Este é o segundo tema com mais menções entre os temores da população, estando atrás apenas de crime e violência, tema que passou de 42% para 43% de agosto para setembro.
A pesquisa “What worries the world” foi realizada por meio de um painel on-line aplicado a 25.775 pessoas de 29 países, de 22 de agosto até 5 de setembro. No Brasil, foram cerca de mil participantes entre 16 e 74 anos.
Embora o levantamento tenha sido elaborado antes da votação da PEC da Blindagem na Câmara, ocorrida na semana passada, o projeto é discutido desde o início do ano. A proposta visa proteger parlamentares de ações nas esferas criminal e cível e dá ao Legislativo a prerrogativa de determinar se um congressista investigado será réu ou não.
O Ipsos pondera que, no país, a amostra não corresponde necessariamente a um retrato da população brasileira, mas, sim, a uma parcela mais “conectada”, concentrada em centros urbanos e com poder aquisitivo e nível educacional mais elevados do que a média nacional.
Com informações de O Globo