novembro 6, 2025 12:38

Serviços de saúde da Prefeitura de Novo Aripuanã serão fiscalizados pelo MPAM

Os serviços prestados pela Prefeitura de Novo Aripuanã, na área da Saúde, serão fiscalizados pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM). Um Procedimento Administrativo foi instaurado para verificar o funcionamento da rede municipal de saúde, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBS), contratação de profissionais, acesso a medicamentos, funcionamento do Conselho Municipal de Saúde e a execução de políticas públicas vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A promotora de Justiça substituta, Jéssica Vitoriano Gomes, destaca que o direito à saúde é garantido pela Constituição Federal. O documento também reforça que União, Estados e Municípios possuem responsabilidade solidária na gestão da saúde, sendo dever do Município prestar atendimento prioritário.

Como parte das primeiras diligências, o MP requisitou informações à direção do hospital de Novo Aripuanã, incluindo: Lista das Unidades Básicas de Saúde existentes no município, com endereço e contatos das direções; Relação de médicos contratados, suas especialidades e locais de atendimento; Detalhamento sobre a concessão de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), incluindo passagens, hospedagens e ajudas de custo; Relação de agentes comunitários de saúde e suas áreas de atuação; e Situação do Conselho Municipal de Saúde, incluindo composição dos membros.

Além disso, está agendada para o dia 11 de novembro de 2025,  uma inspeção no hospital municipal, com posterior visita às demais unidades de saúde conforme cronograma a ser estabelecido.

 

Da Redação
Foto: Divulgação

Últimas Notícias

RR: Processo de Denarium no TSE é liberado para julgamento

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), André Mendonça, liberou o processo do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP),...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!