O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), André Mendonça, liberou o processo do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), para julgamento. Ele estava parado por causa do pedido de vista desde agosto deste ano.
A movimentação aconteceu no fim da tarde de quarta-feira, 5. O processo seguiu para assessoria do plenário, que informou a ministra e presidente do TSE, Cármen Lúcia. A nova data de julgamento é dia 11 de novembro.
O julgamento do caso pode cassar os mandatos de Antonio Denarium, e do vice, Edilson Damião, por abuso de poder econômico e político nas eleições de 2022, utilizando recursos de programas sociais para beneficiar a campanha eleitoral.
Instituto Iter
Na última semana, a ligação indireta entre Denarium e o ministro Mendonça, autor de dois pedidos de vista, foi revelada. O Instituto Iter, empresa que o ministro foi fundador, teria recebido o valor de R$ 273 mil do governo de Roraima.
O instituto foi contratado em fevereiro deste ano para prestar capacitação, por meio de cursos aos servidores do Estado. O caso virou manchete em vários jornais de importância nacional.
Caso Denarium seja condenado, o político deve ficar inelegível até 2030, frustrando assim os planos de concorrer ao cargo de Senador nas próximas eleições.
Com informações de Roraima em Tempo
Foto: Divulgação

