dezembro 1, 2025 12:46

Davi Alcolumbre faz críticas ao governo às vésperas da sabatina de Jorge Messias

No último domingo, 30, o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, fez críticas públicas contra o governo em meio à crise gerada pela escolha de Jorge Messias, atual advogado-geral da União, para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

A insatisfação do senador com o Executivo era conhecida, mas ficou escancarada com uma nota enviada à imprensa, afirmando que o Executivo parece buscar interferir indevidamente na “prerrogativa exclusiva do Senado Federal”.

O anúncio de que Messias seria escolhido foi divulgado no dia 20, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas a mensagem não foi oficialmente encaminhada ao Congresso, causando uma insatisfação por parte de Alcolumbre.

A manobra é vista como uma forma de evitar derrota no voto e protelar a análise da indicação em 10 de dezembro. Alcolumbre não só rejeita Messias, como atua pela derrota do nome.

“Da parte desta Presidência, absolutamente nada alheio ao processo será capaz de interferir na decisão livre, soberana e consciente do Senado sobre os caminhos a serem percorridos”, afirmou o presidente do Congresso.

O governo tenta adiar a sabatina com o objetivo de ganhar tempo para ampliar a margem de votos no Senado e evitar o desgaste que seria causado por uma derrota. A empreitada, porém, esbarra na resistência de Alcolumbre.

 

Com informações de CNN Brasil

Últimas Notícias

Yara Lins toma posse para terceiro mandato e marca capítulo inédito na história do TCE-AM

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) realizou, na manhã desta segunda-feira, 1º, a Sessão Solene de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!