fevereiro 21, 2026 17:44

Reajuste do Judiciário é sancionado por Lula com veto a aumentos futuros; veja os novos salários

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou com vetos a lei que trata do reajuste remuneratório dos servidores do Poder Judiciário da União. A norma, lei 15.293/25, foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 22, e assegura apenas um reajuste de 8% a partir de 1º de julho de 2026.

O projeto original, encaminhado pelo STF e aprovado pelo Congresso Nacional, previa aumentos sucessivos e cumulativos de 8% nos anos de 2026, 2027 e 2028.

No entanto, o chefe do Executivo vetou as parcelas posteriores, sob o argumento de que a criação de despesas a serem executadas após o término do mandato presidencial viola a vedação contida no art. 21 da lei de responsabilidade fiscal.

Com os vetos, permanece válida somente a recomposição salarial prevista para 2026. As correções programadas para os dois anos seguintes foram excluídas do texto final da lei.

A norma sancionada determina, ainda, a atualização das tabelas de vencimento básico dos cargos efetivos do Judiciário da União.

A partir de julho de 2026, passam a vigorar os novos valores constantes dos Anexos II, III e VIII da lei 11.416/06, que tratam das carreiras de Analista Judiciário, Técnico Judiciário e Auxiliar Judiciário, além dos cargos em comissão e das funções comissionadas.

Confira:

 

Da Redação, com informações do Migalhas
Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!