novembro 23, 2024 08:59

Mesmo com uma campanha milionária, Alfredo Nascimento tem desempenho medíocre nesta eleição

Candidato apoiado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) para sucedê-lo nesta eleição, Alfredo Nascimento (PL) passou longe do segundo turno amargando o sétimo lugar entre 11 concorrentes. O candidato, que teve o maior orçamento na campanha eleitoral, alcançou apenas 31,6 mil votos, o equivalente a 3,24% dos votos válidos do pleito.

Alfredo, que tem um denso currículo político – já foi prefeito, senador, ministro de Estado e deputado federal – recebeu R$ 6,02 milhões em doações para sua campanha e, mesmo com R$ 1,7 milhão repassados a outros candidatos da sigla, como declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a chapa teve disponíveis R$ 4,31 milhões para a corrida pelo Executivo municipal. 

De acordo com o TSE, a doação milionária veio do PL; o PSDB, de seu aliado, contribuiu com apenas R$ 20 mil. Os gastos foram de R$ 5.721.061,35. Desse total, 46% foram foram com serviços terceirizados (R$1,2 milhão), despesas com pessoal ( R$ 888,6 mil) e serviços advocatícios (R$ 490 mil).

Redes Sociais

Mas o investimento em sua imagem e candidatura nas redes sociais abocanhou boa parte dos recursos recebidos. Para produção e divulgação nos meios físicos e digitais, a soma de gastos declarados foi de R$ 1,042 milhão. Desse total, R$ 290 mil destinados a impulsionamentos nas redes sociais, principalmente no Facebook. Mas de acordo com a plataforma de monitoramento, Social Blade, o interesse em Alfredo não apresentou resultados expressivos.

O número de pessoas falando sobre o candidato na rede social 15 dias antes do pleito se manteve em média de 4 mil pessoas, chegando ao pico de 8 mil pessoas nos 5 dias anteriores à votação. Os número são ligeiramente menores que os do empresário e candidato pelo Novo, Romero Reis , que declarou investimento de R$ 90mil para o mesmo fim.

Alfredo, que também já foi vice-governador na década de 1990, vem de derrota anterior. O último cargo do político foi como deputado federal, mandato finalizado em 2018.

Pesquisas confirmaram realidade

O candidato começou campanha com 5% e em quinto lugar na corrida. No fim de abril, ele caiu para o 7º lugar com 3,5% das intenções de voto, posição que se confirmou nas urnas, quando angariou 31.676 votos válidos, representando 3,24% do total.

 

 

 

 

Sharon Marques, para O Poder

Foto: Sharon Marques/O Poder

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