setembro 7, 2024 19:43

COVID-19: AM lidera ranking de maior incidência de mortes no país

Destaque nacional com maior número de mortes pelo novo coronavírus entre todos os Estados do país, com uma taxa de 1,2 morte para cada 100 mil habitantes e empatado com São Paulo, segundo o Ministério da Saúde, o governo do Amazonas não se manifesta sobre quais medidas irá tomar ou quais novas ações práticas serão implantadas diante do crescimento expressivo de casos e mortes.

Na entrevista on-line diária da última quinta-feira, 9, a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Pinto, atribuiu o aumento de casos de pessoas infetadas à população, que não respeita o isolamento e continua nas ruas.

O Estado também carrega outro índice negativo. Segundo o Ministério da Saúde, o Amazonas já ultrapassou o Distrito Federal e registra o maior número de infecções, 19,1, para cada 100 mil habitantes. A taxa estadual, conforme o MS, já é mais que o dobro da nacional, que até quinta-feira, 9, estava em 7,5 por cada 100 mil habitantes.

Na tarde desta sexta-feira, 10, foram confirmados mais 82 casos positivos da Covid-19. Com essa atualização, o Estado chega a 981 casos de pessoas infectadas e 50 mortes no total. Segundo boletim da FVS, as 10 mortes confirmadas nesta sexta estavam sendo investigadas e ocorreram entre os dias 5 e 9 deste mês.

Na quinta, 9, segundo dados da FVS, o número de óbitos no Amazonas era 40 registrados positivos para Covid-19 e o número de pessoas infectadas chegava a marca de 899, cerca de 89% na capital amazonense, conforme dados da Fundação em Vigilância em Saúde.

O cenário preocupante ganhou destaque nacional. O jornal Folha de São Paulo, publicou nesta sexta-feira, 10, uma matéria afirmando que o funcionamento do Hospital Pronto Socorro Delphina Abdel Aziz está em colapso. “Chegou à sua capacidade máxima”.

Na manhã desta sexta-feira, 10, O Poder entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do Amazonas (Secom) para questionar, diante desse cenário preocupante, quais medidas urgentes iniciaria, se haveria um planejamento ou novas ações mais eficazes para controlar ou reduzir o avanço da doença no Amazonas, mas até a publicação da matéria não respondeu detalhadamente e se limitou a informar, durante a manhã que iriam reunir informações (que não chegaram até a publicação da matéria).

 

Álik Menezes, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!