O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta segunda-feira, 7, que indicará o procurador-geral Xavier Becerra como secretário de Saúde e Serviços Humanos. A escolha tornará o secretário uma das maiores autoridades de sua equipe de combate à pandemia da Covid-19.
Mais de 281 mil pessoas já morreram de Covid-19 nos EUA, de acordo com uma contagem da Reuters.
Biden escolheu Becerra, um ex-congressista latino de 62 anos, agora que está sendo mais pressionado a aumentar a diversidade dos indicados ao seu gabinete, o que inclui queixas do Caucus Hispânico do Congresso a respeito do número de latinos.
Becerra comandará a pasta de saúde em um momento no qual as autoridades enfrentam dificuldades para conter um ressurgimento do novo coronavírus, inclusive infecções recordes e um número diário de mortes que passou de 2 mil nos últimos dias, e se preparam para uma operação gigantesca de vacinação dos norte-americanos.
“Esta equipe de especialistas médicos e servidores públicos de nível mundial estará pronta desde o primeiro dia para mobilizar todos os recursos do governo federal para ampliar os exames e o uso de máscaras”, disse Biden em um comunicado.
Transição
Biden, que toma posse no dia 20 de janeiro, anunciou seus principais indicados para as equipes econômica e de segurança nacional e está seguindo adiante com a transição para a Casa Branca, apesar de o presidente dos EUA, Donald Trump, não reconhecer a derrota na eleição de 3 de novembro e estar envolvido em uma iniciativa malograda para reverter os resultados.
Conteúdo: Reuters
Foto: AP Photo/Jae C. Hong, File