Depois de receber mais de 280 mil doses da vacina contra a Covid-19, o governo do Estado ainda não tem previsão quando vai receber novos lotes e afirmou nesta quarta-feira, 20, que vai aguardar o posicionamento do Ministério da Saúde a respeito da previsão de chegada de mais vacinas para o Amazonas.
Em Nota Técnica enviada às coordenações estaduais, o MS informa que “à medida em que o laboratório disponibilizar novos lotes de vacina, o Programa Nacional de Imunizações irá dispor de novas grades de distribuição e cronogramas de vacinação dos grupos prioritários, conforme previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19”.
De acordo com o governo, a distribuição aos municípios será feita de forma gradativa, conforme forem realizadas as entregas do MS. As próximas doses recebidas serão direcionadas para atendimento ainda dos grupos prioritários da primeira fase.
Segundo a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), a Nota Técnica do MS informa, ainda, que como a primeira remessa de vacinas não atenderá todo o público-alvo da primeira fase, a seleção de prioridades neste grupo é necessária. As recomendações definem, ainda, que devem ser garantidas as duas doses para os grupos em localizações mais remotas para que não haja qualquer prejuízo em caso de fim do estoque.
Sendo assim, as quantidades distribuídas e enviadas para os municípios do interior do Estado devem ser suficientes para o atendimento da população indígena aldeada maior de 18 anos e de 34% dos trabalhadores da saúde. Ou seja, somente no Amazonas, foram distribuídas 181.521 doses no interior com foco nesses dois grupos.
A Secom ressalta ainda que os municípios ainda não receberam as vacinas em sua totalidade para a primeira fase, o que ocorrerá quando novos lotes forem entregues pelo MS. O governo do Amazonas ainda aguarda a chegada das 50 mil doses doadas pelo Governo de São Paulo.
Augusto Costa, Para O Poder
Com informações da Secom
Foto: Divulgação