janeiro 27, 2025 15:46

COVID: Municípios do interior prorrogam ‘toque de recolher’ e restrições no comércio

Ao menos seis municípios do interior do Estado prorrogaram o toque de recolher e as restrições relacionadas ao funcionamento no comércio local, com permissão apenas para serviços essenciais. As informações constam no Diário Oficial dos Municípios desta segunda-feira, 25.

O município de Autazes, distante 112 quilômetros de Manaus, resolveu prorrogar por 13 dias as restrições no comércio, reduzindo o atendimento presencial até às 14h para os serviços considerados essenciais, como drogarias e supermercados.

Conforme o decreto, os serviços não essências permanecem suspensos. Já os serviços de entrega a domicílio (delivery) fica permitido em horário diferenciado.

Ainda conforme o decreto, o toque de recolher permanece no período de 19 a 31 de janeiro, sendo proibido a permanência e circulação de pessoas em espaços públicos.

Assim como Autazes, o município de Tefé, distante 522 quilômetros de Manaus, resolveu ampliar as restrições temporária. O município vem registrando o aumento nos casos pela Covid-19.

Com o decreto fica restrito a circulação de pessoas até 31 de janeiro em espaços e vias públicas durante as 24h do dia.

“Supermercadistas de pequeno, médio e grande porte, atacadista, pequeno varejo alimentício e padarias, ficando o deslocamento limitado a um comprador por núcleo familiar, com venda restrita de produtos alimentícios, bebidas, itens de limpeza e de higiene pessoal e funcionamento de 06 horas às 18 horas, a fim de evitar aglomerações em suas dependências”, diz o decreto.

Ainda conforme o decreto, o funcionamento do comércio deverá ser observado com capacidade máxima de 50%, não permitindo a entrada de consumidores não usando máscaras de proteção e devendo disponibilizar na entrada de seu estabelecimento o álcool 70% para higienização de pessoas.

Também em virtude da necessidade de dar continuidade à adoção de medidas a fim de evitar a circulação e aglomeração de pessoas e, com isso, minimizar a proliferação da Covid-19, o município de Beruri, distante 173 quilômetros de Manaus,  prorrogou até o dia 1º de março as medidas temporárias para enfrentamento da emergência em saúde pública de importância internacional, decorrente do novo coronavírus (Covid-19), a serem adotadas no âmbito da administração pública municipal e nos estabelecimentos comerciais de atividades e serviços não essenciais, conforme s não essenciais.

O município de Humaitá (distante 591 quilômetros de Manaus) também resolveu prorrogar as medidas de isolamento social, instituindo até o dia 31 de janeiro a restrição provisória da circulação de pessoas em espaços vias públicas, em todo município de Humaitá, no período compreendido entre 20h até 6h, ressalvados os casos de extrema necessidade.

Assim como Humaitá, o município de Presidente Figueiredo, distante 119 quilômetros de Manaus, estendeu a adoção de medidas adicionais, de caráter temporário e emergencial, de prevenção de contágio da Covid-19 até o dia 31 de janeiro.

Também como enfrentamento dos casos da Covid-19, a Prefeitura de Urucará, distante 348 de Manaus, resolveu suspender no período temporariamente, de 11 de janeiro a 10 de fevereiro de 2021, o funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais e serviços não essenciais, destinadas a recreação e lazer.

 

 

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Prefeito de Envira, na ‘corda bamba’, decreta estado de emergência

O prefeito eleito de Envira, Ivon Rates da Silva (PSD), decretou, por meio do Diário Oficial, situação de emergência...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!