setembro 9, 2025 05:28

‘Conter a China é uma missão impossível’, diz Wu Qian à Biden

‘Conter a China é uma missão impossível’, alertou hoje o ministério da Defesa chinês aos Estados Unidos, enquanto o novo governo de Biden tenta unir seus aliados asiáticos contra Pequim.

As tensões militares entre as duas principais potências mundiais aumentaram sob o mandato do ex-presidente Donald Trump, que adotou uma postura agressiva em questões como Taiwan e o mar da China Meridional.

Esta firmeza, no entanto, não impediu o exército chinês de reforçar sua capacidade de dissuasão e sua Marinha nos últimos anos.

“Os fatos demonstraram que conter a China é uma missão impossível e equivale a atirar no próprio pé”, advertiu Wu Qian, porta-voz do ministério da Defesa chinês.

Nos últimos anos, a China insistiu cada vez mais em sua soberania sobre a grande maioria das ilhas e recifes do mar da China Meridional.

Diante dessas pretensões consideradas excessivas, o governo Trump enviou navios de guerra para navegar perto das ilhas controladas por Pequim em nome da “liberdade de navegação”.

Biden lembrou na quarta-feira o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, sobre o “compromisso inabalável” dos Estados Unidos de proteger a Japão, incluindo as ilhas Senkaku/Diaoyu, um arquipélago desabitado reivindicado por Pequim no mar da China Oriental.

Conteúdo: AFP

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!