novembro 23, 2024 15:19

Decreto reforça início do ano letivo escolar na rede pública e privada do Amazonas no formato on-line

Decreto do governador Wilson Lima (PSC), publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na última sexta-feira, 29, autoriza o retorno das aulas das escolas públicas estaduais, municipais e da rede privada neste mês, mas no formato 100% on-line devido ao cenário crítico da pandemia da Covid-19 no Estado.

Muitas escolas da rede particular de ensino iniciam suas aulas já nesta segunda-feira, 1º.

Em live na semana passada, o governador disse que nesta semana deverão ser divulgados os detalhes para os estudantes da rede pública estadual. “Aulas somente pela internet e também nas plataformas do ‘Aula em Casa”, afirmou.

Com isso, a rede estadual de ensino vai iniciar o ano letivo em 2021 com o projeto “Aula em Casa” no regime de aulas não presenciais. A medida é coordenada pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), por intermédio do Centro de Mídias da Educação do Amazonas (Cemeam).

De acordo com a assessoria da Seduc, ainda não foi divulgada a data para o retorno das aulas e o governador deve se manifestar a partir desta segunda-feira, 1º, quando deverá dar mais informações sobre o retorno das atividades escolares e as novas medidas de enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Rede municipal

Já na rede municipal de ensino, a assessoria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) confirmou que as aulas do município estão marcadas para começar de forma on-line a partir do dia 18 de fevereiro.

“A Secretaria Municipal de Educação informa que o ano letivo de 2021 inicia no dia 18 de fevereiro, de forma on-line. A rede municipal seguirá o calendário escolar aprovado pelo Conselho Municipal de Educação (CME), publicado no Diário Oficial do Município (DOM), no último dia 20”, diz em nota a pasta.

O Portal O Poder entrou em contato via aplicativo de mensagem com a assessoria do  Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe), que respondeu que ficou a critério de cada escola  a data de início do calendário escolar.

Orientações

O Sinepe informou ainda que recomendou que escolas privadas iniciem ano letivo a partir de fevereiro, com aulas 100% remotas. As orientações levam em consideração os decretos governamentais que prorrogaram as medidas de enfrentamento à pandemia.

De acordo com a presidente do Sinepe, Elaine Saldanha, as orientações tem por objetivo a preservação da saúde e vida de alunos e funcionários das instituições. E que desde o início da pandemia, o sindicato tem atuado no sentido de que a comunidade escolar possa realizar suas atividades com tranquilidade, segurança e saúde.

O sindicato afirmou ainda que a instituição mantém um fluxo de orientação aos associados, alertando para a adesão aos protocolos de higienização e que o Sinepe-AM dispõe de uma Ouvidoria da Educação Particular que auxilia pais, alunos e instituições, inclusive não associadas, que orienta em diversas questões. As ações são sempre desenvolvidas considerando os padrões dos órgãos de controle sanitário, como a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

 

 

 

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!