novembro 24, 2024 09:47

COVID-19: Projeto na CMM sugere que rede privada de saúde atenda excedente da rede pública

O vereador Gilmar Nascimento (PRTB) apresentou o projeto de lei nº 123/2020 que dispõe aos usuários do serviço público de saúde direito de receberem o tratamento adequado na rede privada de saúde em caso de superlotação na rede pública.

O anúncio foi feito durante a sessão virtual realizada na manhã desta segunda-feira, 4. O projeto possui como base na lei federal nº 13.979/2020, que dispõe sobre medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente a pandemia.

De acordo com o vereador, a alternativa busca agilizar a demanda massiva de pacientes que aguardam vagas de cirurgias e operações diante da pandemia do novo coronavírus, que fez com que o aumento de pessoas, superlotem os hospitais.

“Eu estou criando um direto para o cidadão, dele ser atendido na rede privada se o Estado não atender. Saúde é um direito de todos e um dever do Estado, então eu estou criando uma alternativa pro cidadão, pro paciente que está morrendo, pra ele procurar um hospital privado e ele ser atendido e ser reembolsado”, disse o vereador.

Na ocasião, o parlamentar justificou a criação do projeto em relação aos diversos depoimentos dos colegas diante da plenária, relatando as condições atuais dos hospitais e denúncias de falta de aparelhos e equipamentos suficientes para atender os pacientes da Covid-19.

“Se o poder público não consegue atender, deixa ele (o cidadão) procurar a rede privada e tem direito de ser reembolsado pelo Estado”, disse o parlamentar.

O parlamentar ainda relutou à decisão da Procuradoria da casa, que apresentou um parecer declarando que o vereador estaria legislando o projeto, alegando que o documento é “frágil’’ e que isso não impeça que o projeto seja encaminhado para à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

“Eu faço um apelo aos colegas da CCJ que analisem o projeto de forma ampla e com uma interpretação de direito, eu não estou criando obrigações nem atribuições para o Estado e município, eu estou criando o direito do cidadão”, declarou o vereador.

 

 

 

 

Ana Flávia Oliveira, para O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!