A repressão a um protesto contra o golpe militar em Mianmar deixou ao menos um morto neste sábado, 20, informou o serviço de emergências birmanês.
A vítima é um homem, que morreu com um ferimento na cabeça, noticiou o site “The Voice of Myanmar”. Ele estaria no meio de um confronto entre policiais e estivadores no porto de Mandalay.
Ao menos uma dezena de pessoas teriam sido encaminhadas para hospitais da região, com graves ferimentos, depois que os agentes dispararam contra manifestantes.
Diversas manifestações se espalham pelo país, em sua maioria pacíficas, com cartazes levantados que pedem aos birmaneses que adotem a desobediência civil como forma de tirar a credibilidade do regime militar.
Alegando fraude eleitoral, a junta tomou o poder em 1º de fevereiro, após prender a cúpula do governo e a maior liderança política de Mianmar, Aung San Suu Kyi.
Na sexta-feira,19, uma primeira morte por conta da repressão aos atos que pedem a devolução do poder aos civis foi registrada no país: a jovem Mya Thwe Khine levou um tiro de metralhadora enquanto protestava.
Conteúdo: G1
Foto: Reuters