O avanço da contaminação pelo coronavírus dos povos indígenas dos municípios do Alto Rio Negro e Alto Solimões no Amazonas, locais que concentram a maior população de índios do Brasil, foi o tema do discurso do deputado Sinésio Campos (PT) que sugeriu nesta quarta-feira, 6, a instalação de hospitais de campanha na região com o apoio dos militares.
Até o último dia 28 de abril, 11 indígenas de várias etnias morreram vítimas da Covid-19 em todo o Brasil, segundo dados divulgados pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e Ministério da Saúde (MS).
Sinésio disse que as populações indígenas são muito vulneráveis ao vírus de gripes comuns e podem ser ainda mais com a Covid-19 que está ceifando milhares de vidas em todo o mundo.
“O apelo que eu faço, tendo em vista que o governo federal está acompanhando passo a passo a saúde no nosso Estado, é que instale hospitais de campanha no Alto Solimões e no Alto Rio Negro onde têm bases militares do Exército que pode atender essa necessidade”, apelou.
Frente Parlamentar
A mesma pauta foi defendida pelo colega de partido, o deputado federal José Ricardo, durante reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, em que cobrou políticas de enfrentamento à Covid-19 nas aldeias do Amazonas
Entre as medidas sugeridas pelo parlamentar estão a instalação imediata de alas exclusivas para atendimento dos indígenas, contratação de médicos estrangeiros e medidas para acabar com as aglomerações nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF), como também a cobrança de uma estratégia eficiente para a distribuição de cestas básicas aos povos aldeados.
“O governo federal investiu muito pouco no Amazonas. O ex-ministro (Henrique) Mandetta já dizia que no Amazonas, devido à incidência da doença, eram urgentes e necessários hospitais de campanha em Manaus. O atual ministro esteve aqui e minha percepção é que nada adiantou. Veio pedir união, mas não acata as ideias e propostas que apresentamos e quase nada está sendo feito. Nem os alimentos básicos para que os indígenas não saiam de casa foram distribuídos”, denunciou.
O deputado considera que é preciso criar as condições mínimas para que os povos se mantenham em suas aldeias e na sua avaliação isso não está acontecendo sugerindo parcerias entre a Susam, Semsa, Ufam, Sesai e MPF para criar um local de atendimento dos indígenas com os sintomas da Covid-19.
Augusto Costa, para O Poder
Com informações das assessorias dos deputados
Foto: Divulgação