Medida adotada pela Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seduc) para que os alunos da rede estadual de ensino da capital e interior não ficassem sem aulas neste período de quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus, o projeto “Aula em Casa” começou a ser transmitido para mais 22 municípios nesta quarta-feira, 6.
A transmissão dos conteúdos é feita por meio de canal aberto do Amazon Sat e já pode ser vista pelos alunos dos municípios de: Barreirinha, Beruri, Boca do Acre, Borba, Carauari, Coari, Codajás, Humaitá, Itacoatiara, Itamarati, Eirunepé, Manacapuru, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Tabatinga, Tapauá, Parintins, Manicoré, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira e Lábrea.
As aulas serão transmitidas de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h, conforme programação previamente determinada. Um desses municípios foi Itacoatiara, na Região Metropolitana de Manaus (RMM). Na cidade, os alunos das 16 escolas passaram a ter acesso às aulas pela televisão, além dos canais virtuais.
A coordenadora regional de Itacoatiara, Vanessa Miglioranza, diz que, enquanto os conteúdos não chegavam pela televisão, equipes pedagógicas monitoravam a interação entre professores, estudantes e gestão. As equipes de monitoramento aplicaram formulários de satisfação com os pais e chegaram à conclusão de que 70% dos estudantes tinham acesso aos conteúdos do “Aula em Casa”.
Agora, com as aulas via televisão, o alcance será maior. “Ontem, tivemos a estreia das aulas na TV aberta e, para a gente, foi uma conquista porque aquele aluno das áreas remotas, da área rural, provavelmente tem uma televisão e vai poder ter as aulas”, explica a coordenadora.
Até esta semana, as equipes de monitoramento imprimiam os conteúdos, exercícios e materiais extras e assinalavam onde podiam encontrar nos livros didáticos, para o caso de dúvidas. O aluno ou responsável pegava esses materiais com os monitores e, assim, seguiam estudando em casa.
Da Redação O Poder
Com informações da Seduc
Foto: Divulgação/assessoria