A celeridade na tramitação das mensagens governamentais que tratam sobre a anistia dos produtores do Amazonas que perderam as colheitas na enchente e a liberação da licença ambiental para que os trabalhadores possam ter acesso a linhas de crédito da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), foram cobradas pelo deputado Adjuto Afonso (PDT) nesta terça-feira, 9, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). O objetivo é que os projetos sejam votados nesta quarta-feira, 10, em caráter de urgência.
Adjuto afirmou que esteve, nesse final de semana, em Pauiní e Lábrea, ambos afetados pela enchente. Os produtores locais estão com dificuldades de acesso às linhas de crédito da Afeam.
“Em alguns municípios foram decretados estado de emergência e estão se credenciando junto à Defesa Civil para receber recursos, é o caso de Pauiní e Boca do Acre. Quero falar das pessoas que perderam a sua produção e vão ser anistiados. A matéria está comigo e espero que seja votada amanhã”, disso o deputado.
Conforme Adjuto Afonso, durante a viagem também foi constatado que o crédito emergencial do governo pela Afeam não está chegando aos produtores porque é necessário ter a licença ambiental. “Chegou também outra matéria que dispensa a concessão da licença ambiental. Vi pessoas falando que o crédito chega, mas as pessoas não podem ter acesso por causa da licença ambiental. Esperamos que possamos votar essas duas matérias amanhã, que é o dia de votação da Casa”, ressaltou.
Augusto Costa para O Poder
Foto: Divulgação.