O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reúne ainda esta semana ou, no máximo, na próxima, com representantes do Democracia Crista (DC) para definir se ingressa com filiação ou não no partido. O ponto crucial para que o presidente entre para a sigla é o controle total da legenda, o que ainda está em negociação.
Fontes próximas ao DC informaram que um encontro deve acontecer em Brasílias nos próximos dias, sem data agendada. O encontro deve ocorrer com representantes de Bolsonaro e o presidente da Executiva Nacional do DC, José Maria Eymael.
No último dia 3, um grupo de pessoas do DC e representantes do presidente Bolsonaro reuniram para tratar sobre o comando do partido, mas não houve consenso.
Cancelada
Na sexta-feira, 12, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e a advogada de Bolsonaro, Karina Kufa, iriam se reunir novamente com representante do DC, mas o encontro foi cancelado. A expectativa é de que o encontro aconteça nos próximos dias.
Nessa nova reunião, um dos pontos a serem debatidos é o controle total da legenda por parte do presidente Bolsonaro. No entanto, membros da legenda afirmam que o DC não abrirá mão de 100% do comando da sigla.
“A nacional já definiu que a proposta é 50% do comando, não se abrirá mão de tudo. Queremos uma junção dos grupos, uma parceria. Até repassamos o controle dos estados para o presidente, mas no âmbito nacional está definido”, defendem.
Ainda conforme informações, o presidente Bolsonaro já autorizou que interlocutores articulem com outros partidos, como o PMN e o PSC.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Divulgação