fevereiro 22, 2025 17:15

Joana Darc vai denunciar Wilker Barreto à Comissão de Ética por ‘machismo’

Líder do governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a deputada Joana Darc (PL) não vai deixar por menos a alcunha de ‘Maria do Bairro’ dada a ela e à colega Alessandra Campêlo pelo deputado Wilker Barreto (Podemos), na sessão virtual de quarta-feira, 13, e avisou que vai acionar a Comissão de Ética do Legislativo estadual e a Procuradoria da Mulher do Senado Federal, contra as declarações consideradas por ela de “machistas”.

“Estou acionando a Comissão de Ética contra o deputado Wilker Barreto na semana que vem na terça-feira estarei fazendo o protocolo normal. Como eu sou advogada, eu mesma estou elaborando a peça, juntando provas e essa história iniciou lá na Câmara municipal e eu sempre relevei, mas agora não. Vou resolver isso de uma vez por todas”, disse a deputada.

Joana e Wilker eram vereadores de Manaus quando foram eleitos deputados estaduais na eleição de 2018. Ele adiantou que vai procurar todos as instâncias possíveis onde possa denunciá-lo: seja nas esferas municipal, estadual e federal, “pois chega um momento que as pessoas aprendem a respeitar”. “Temos um Estatuto da Mulher que foi aprovado na Assembleia Legislativa e temos que fazer valer não só no papel, mas na prática e no dia a dia”, afirmou.

Em resposta à colega de Parlamento, na sessão virtual de hoje, Wilker disse que ela poderia lhe denunciar até na ONU (Organização das Nações Unidas), que não mudaria o que a sociedade tem acompanhado das suas atuações na Aleam ao “proteger um governo ruim”.

“As deputadas que usaram a palavra para se vitimizar e a sociedade sabe que isso não cola mais. E se eu tiver de fazer um pedido de desculpa é a Maria do Bairro. As Marias das periferias do interior a elas, sim. À personagem Maria. E no primeiro momento elas se sentiram ofendidas só porque era uma pobre mulher? Sabe o que é honrar a mulher amazonense? Eu faço um pedido às colegas deputadas Joana e Alessandra: façam uma enquete em vossas redes sociais e perguntem das mulheres do Amazonas se vossas excelências estão de acordo com o que elas pensam”, desafiou.

Wilker disse que as mulheres do Amazonas querem é que se combata a corrupção, saber para onde vai o dinheiro delas, porque as maternidades estão sucateadas, porque o governador gasta R$ 7 milhões com jatinho. O deputado parabenizou os colegas que assinaram a CPI da Saúde e cobrou Joana Darc, que prometeu assinar, de não cumprir a palavra.

“Essa casa não está a serviço de governo e governo ruim que tem 80% de rejeição. A história, deputada Alessandra e Joana, depende como a senhora vai ser vista, a primeira mulher líder da Assembleia pode entrar para a história de uma forma negativa”, finalizou.

 

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Montagem

Últimas Notícias

Semasc intensifica ações para combater uso de crianças pedindo dinheiro nos semáforos de Manaus

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou uma grande ação, nesta sexta-feira, 21, em seis...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!