janeiro 16, 2025 02:44

SAÚDE: CPI solicita ofícios à Susam e realiza visita ao órgão na próxima quarta-feira

Em reunião nesta segunda-feira, 1º, a CPI da Saúde aprovou visita de inspeção na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), que acontece na quarta-feira, 3, a partir das 15h.

Durante a reunião, os titulares da CPI, o presidente  deputado delegado Péricles (PSL), o relator Fausto Júnior (PRTB), Serafim Corrêa (PSB), Dr. Gomes (PSC) e Wilker Barreto (Podemos), ainda aprovaram seis requerimentos definindo as próximas diretrizes dos trabalhos da comissão.

Entre os requerimentos apresentados estão o de nº 18/2020, de Wilker em que solicita da Susam a listagem completa de todos os contratos, comprovantes de serviços e entrega de bens, por meio de processo indenizatório do ano de 2020.

Péricles também apresentou o requerimento nº 19/2020, que requer, por meio de ofício, cópias dos contratos da Parceria Público Privada e de gestão firmada com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) com administração do Complexo Hospitalar Zona Norte, Hospital  Delphina Rinaldi Abdel Aziz.

Durante debate na reunião virtual, Serafim Corrêa (PSB) criticou o contrato entre o governo do Estado e a Organização Social (OS)  Iabas (Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde) envolvida em irregularidades na administração de hospitais no Rio de Janeiro.

“Como deu aquele problema lá no Rio de Janeiro com situações muito complicadas, eu creio que não terão essa ousadia de colocar o Instituto Iabas para gerir o Hospital Francisca Mendes. Mas me assustei com a declaração secretária Simone Papaiz que ela diz que a OS é o melhor sistema e eu quero dizer que não é. Vejam os exemplos Brasil a fora onde foi que a OS deu resultado. Quem acredita nessa história que elas são sem fins lucrativos”, questionou.

Justiça

Wilker aproveitou e afirmou que vai acionar a Justiça para que a Iabas não assuma a administração do Hospital Francisca Mendes. Ele citou que a secretária Simone Papaiz anunciou que será feito edital para a contratação da OS (Organização Social).

“Mais uma vez eu peço ao Tribunal de Contas, onde eu tenho uma representação pedindo a suspensão da habitação do Iabas, cancelando a habitação deles no Amazonas. OS (Organizações Sociais) e corrupção, hoje, no Brasil infelizmente andam lado a lado. Essa questão do Francisca Mendes entra no radar da CPI porque são contratos anteriores e podem ser solicitados. Eu vou a Justiça, mas não vou permitir que OS assuma o Francisca Mendes. Isso é um absurdo”, afirmou.

Veja os requerimentos aprovados:

Pauta da 3 Reunião Ordinária – CPI da Saúde

 

 

Augusto Cosa, para O Poder

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

Denúncia diz que Anderson Sousa atrasou salário de funcionários da AAM

O Portal O Poder recebeu uma denúncia de que a gestão de Anderson Sousa na Associação Amazonense de Municípios...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!