Reportagem publicada nesta terça-feira, 27, na revista científica Nature aponta que o governo federal agiu repetidas vezes contra orientações científicas e tornou a pandemia ainda pior do que já seria.
“Cientistas brasileiros dizem que a promoção de desinformação pela administração Bolsonaro piorou as coisas”, diz o texto.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) minimizou a pandemia, chamando a doença de “gripezinha”. Deu a entender que as vacinas são perigosas e podem transformar a pessoa em jacaré. Recusou-se a usar máscaras e discursou contra sua eficácia. Criticou governadores e prefeitos que decretaram quarentenas. E impediu uma coordenação federal para combater a disseminação da doença.
“Embora cientistas reconheçam que o atual surto de Covid-19 no Brasil deve-se parcialmente à disseminação de variantes do [novo] coronavírus – particularmente uma versão altamente transmissível do vírus chamada P.1 [a ‘variante de Manaus’] – eles dizem que a inação do governo permitiu a disseminação”.
A revista também lembra que Bolsonaro questionou a “pressa” por vacinas. Procurado pela revista, o governo federal optou por não se manifestar.
Conteúdo: O Antagonista
Foto:Isac Nóbrega/PR