O vereador Kennedy Marques (PMN) garantiu que não ficará quieto enquanto a empresa Sovel da Amazônia Ltda não resolver o dano ambiental causado no Lago do Oscar, Zona Leste de Manaus. A fábrica de papel não participou da Audiência Pública Virtual desta quinta-feira, 29.
“Lamento pela ausência de quem tinha a obrigação de estar aqui, apresentando seu parecer. Não vai ficar só nisso, não. Tomarei as medidas cabíveis e vou adiante”, avisou.
O parlamentar ainda disse que usará as redes sociais a favor dele e que verá com seu jurídico o que pode fazer. “Eu vou mostrar ao público que essa empresa não condiz com a verdade quando fala que respeita o meio ambiente. A ausência da empresa na audiência de hoje é um desrespeito com todos”, frisou Marques.
A empresa deverá ter o certificado o ISO 14001, que garante a proteção ambiental, fazer o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AM), além de utilizar os incentivos fiscais que recebe para recuperar o lago.
Novas denúncias
Em seu discurso, o vereador Kennedy Marques disse que recebeu informações de moradores das proximidades ao lago. Segundo os populares, funcionários da Sovel da Amazônia Ltda enterraram dejetos poluentes próximo ao local. A ação foi constatada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e resultou em multa.
“Há fortes indícios da prática de novos crimes. Vamos encaminhar nossas considerações e propostas da audiência e representar, junto ao Ministério Público, para se iniciar uma ação”, informou Marques.
A representante do Crea-AM, Janeth Fernandes, denunciou que a empresa não possui registro junto ao Conselho e não consta nenhum técnico em gestão ambiental no seu quadro funcional. Além disso, ela levantou o questionamento se a empresa tem o registro no Conselho de Química. “Eu queria que constasse em ata essa verificação, já que no Crea não tem”, pontuou a engenheira ambiental.
Audiência
A Audiência Pública foi realizada nesta quinta-feira, 29, sendo comandada pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia (Commaresv) da CMM, vereador Kennedy Marques (PMN). A Audiência teve a presença de representantes do Sistema de Monitoramento e Avaliação Social e Ambiental da Amazônia (Simasa) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AM).
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Robervaldo Rocha/CMM