O fenômeno sazonal da seca dos rios na calha do Purus está destruindo a orla do município de Boca do Acre (a 1.056 quilômetros de Manaus). O deputado Sinésio Campos (PT) usou a tribuna nesta quinta-feira, 29, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), para alertar os deputados e pedir ajuda do Governo do Amazonas para que reconstrua o muro de arrimo na cidade afetada pela seca.
Sinésio Campos apresentou um vídeo que comprova o desmoronamento ocorrido na orla de Boca do Acre. “Agora o rio que banha o município está secando e a orla de Boca do Acre está desabando. É o momento do egoverno estadual fazer uma forma planejada. Eu faço um apelo para reconstruírem com urgência a orla de Boca do Acre e peço apoio dos órgãos governamentais”, cobrou.
O deputado relembrou que, no período das cheias, mais de 17 mil famílias foram atingidas desde fevereiro. “O município vai receber aproximadamente do governo federal R$ 2,9 milhões repassados pela Defesa Civil nacional. Eu já provoquei uma audiência pública chamando o secretário da Defesa Civil do Amazonas e vejo que é o momento para que a Defesa Civil trabalhe em sintonia com a Defesa Civil nacional e com os municípios. A calha do Purus já está vivendo uma situação diferenciada. Não é mais somente a cheia, mas agora a vazante dos rios”, afirmou.
Sinésio Campos ainda fez um alerta para a Secretária de Estado de Saúde (SES), em relação às doenças que são provocadas com a descida dos rios, como a leptospirose (doença causada pela urina de ratos).
“São doenças de várias formas, como a leptospirose e tantas outras oriundas das questões sanitárias. Isso é algo que já está acontecendo nas calhas do Madeira e do Negro, onde estive recentemente. O momento agora é de socorrer essas calhas necessitam”, ressaltou.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divugação