Neste domingo, 7, brasileiros saíram às ruas para protestar a favor e contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em Brasília e São Paulo, em decorrência da gestão do presidente durante a pandemia do novo coronavírus.
Nesta manhã, centenas de pessoas caminharam na Esplanada dos Ministérios em Brasília para se expressar contra o presidente de ultradireita.
Cartazes com os dizeres: “Todos pela democracia”, “Contra o racismo e o fascismo” e “O terrorismo é a política de extermínio do governo”, eram exibidos pelos manifestantes que cantavam: “Recua fascista, recua, é o poder popular que está na rua”.
As pessoas marcharam vestidas de preto e protegidas por máscaras. Muitas também marcham em solidariedade ao movimento Black Lives Matter.
Outro grupo, menor, a favor de Bolsonaro, também se concentrou no local, na ocasião os manifestantes minimizam a pandemia e costumam se reunir nos finais de semana, com a presença do presidente pedindo o fim do confinamento, “intervenção militar com Bolsonaro” e atacando representantes do Congresso e da Suprema Corte.
Um cordão policial foi feito para separar as duas manifestações.
Atualmente, o país enfrenta uma grave tensão política juntamente com o aumento de casos e mortes pela Covid-19, de acordo com os últimos dados, o Brasil registra mais de 600.000 casos e 35.000 mortes pela doença.
Mesmo com isso, diversas cidades já iniciaram os relaxamentos de medidas de contenção nesta semana.
Conteúdo: AFP
Foto: Divulgação