Durante discurso no grande expediente da sessão extraordinária desta quarta-feira, 12, o deputado João Luiz (Republicanos) demonstrou sua revolta com a decadência nos serviços de internet e telefonia no Estado do Amazonas. Tal precariedade, na avaliação do parlamentar está prejudicando as aulas que acontecem de maneira remota por conta da pandemia.
O deputado ainda cobrou uma melhoria por parte da telefonia e alfinetou a operadora Claro, que teria ganho um contrato para expansão do serviço no Estado com o objetivo de oferecer melhoria no serviço na região Norte.
Revoltado, o deputado afirma também que o serviço de internet não existe no interior do Amazonas e que o contato por internet se torna inexistente durante viagens aos municípios. “Não há conexão no interior do Estado e isso afeta a educação porque os alunos precisam de uma internet de qualidade para estudar”, afirmou.
A precariedade de internet também afeta a Saúde e a Segurança no interior. “A Saúde precisa passar seus relatórios para que o ministério disponibilize vacinas para o interior do Estado, mas não há condições de passar as informações, afetando diretamente a imunização dos grupos de idosos. A falta de expansão afeta outros setores porque não há comunicação entre as forças de Segurança, como no Alto Solimões, que precisar ter a comunicação para combater a entrada de drogas pelos rios”, ressaltou o parlamentar.
João Luiz ainda afirmou que as operadoras apresentaram um mapa que aponta um boa cobertura oferecida para a região Norte. Porém, segundo o deputado, existe um mapa fornecido pela própria Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no qual é evidenciada a real situação dos serviços de internet e telefonia no Estado.
O deputado, que é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, ainda chegou a visitar a sede da Anatel, em Brasília, onde protocolou um documento ao presidente da agência para mostrar dados da capital e interior do Amazonas.
João Luiz finalizou afirmando que não cessará seus esforços até que as operadoras mostrem um plano de expansão ao Estado do Amazonas.
Congresso
João Luiz comentou, ainda, que a situação precária da telefonia no Estado do Amazonas será tema de audiência pública na Câmara dos Deputados. “Na Câmara, o deputado federal Silas Câmara tem cobrado mais eficiência e compromisso das operadoras com o nosso Estado. Câmara, inclusive, propôs a realização de uma audiência pública para poder chamar essas empresas à responsabilidade”, concluiu.
Yasmim Araújo, para O Poder
Foto: Danilo Mello/Aleam