setembro 20, 2024 13:32

Reforço policial é essencial para enfrentar ondas de violências no Amazonas, avalia OAB

Os atos de violência ocorridos no domingo, 6, e início desta segunda-feira, 7, preocuparam a população amazonense. O Poder conversou com especialistas sobre as medidas de segurança tomadas para o resguardo das vidas no Amazonas, e contenção das atividades criminosas e que pararam a capital desde a madrugada de domingo.

Para Grace Benayon, primeira mulher a presidir a Ordem dos Advogados Do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), as forças policiais da cidade são extremamente confiáveis e qualificadas, mas um apoio seria bem-vindo, já que a situação exige proteção nacional. A dirigente informou que a OAB tentou protocolar o pedido de reforço policial, mas o governo do Amazonas já havia formulado o pedido de apoio da Força Nacional.

“Garantir os direitos de todos e nos mantermos vigilantes são nossos deveres”, afirmou Grace Benayon.

Segundo o advogado especialista em direito público Carlos Santiago, o governo está agindo com base nas constituições estadual e federal. Além disso, o Estado busca o reforço do policiamento ostensivo, com mais viaturas, e procura identificar os causadores dos atos contra a ordem pública.

Santiago, que também é analista político, parabenizou o governo do Estado por buscar reforço da Força Nacional para assegurar a ordem no Amazonas. No entanto, as medidas desgastam a administração pública. “É necessário retomar o comando de alguns setores, como o de Inteligência e Repressão, por exemplo, que não supriram as necessidades da população”, pontuou.

Ataques

Manaus e municípios do interior, como Careiro Castanho e Parintins, sofreram com episódios de terrorismo ao longo de domingo, 6, e início de segunda-feira, 7. Agências bancárias, ônibus e prédios de órgãos públicos foram incendiados.

Até o momento, 29 pessoas com envolvimento direto nos atos foram presas durante operações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Vários pontos de fiscalização foram espalhados pela cidade de Manaus. As ações também se estendem ao interior do estado, visando o bloqueio das ações criminosas.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), manteve contato com o Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Anderson Torres, para solicitar apoio da Força Nacional de Segurança, que deve chegar à capital amazonense nesta terça-feira, 8.

 

 

 

Yasmim Araújo,  para O Poder

Foto: Reuters/Bruno Kelly

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

Noiva, sogra, genro e irmã de David Almeida serão convocados pela CPI dos Contratos

Na manhã desta sexta-feira, 20, o presidente da 'CPI dos Contratos', Lissandro Breval (Progressista); o relator, Rodrigo Guedes (Progressistas)...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!