novembro 24, 2024 22:35

Membros da CPI da Saúde dizem que Fausto Júnior mentiu em depoimento no Senado

Os membros da CPI da Saúde do Amazonas da Assembleia Legislativa (Aleam) afirmaram, nesta quarta-feira, 30, que o deputado Fausto Júnior (MDB), relator da Comissão, mentiu durante o seu depoimento na CPI da Pandemia do Senado. A oitiva foi realizada ontem, quando, em rede nacional, o parlamentar afirmou que propôs o indiciamento do governador Wilson Lima (PSC) e foi “voto vencido”.

O primeiro a se manifestar foi o ex-presidente da CPI da Saúde, deputado Delegado Péricles (PSL), que destacou os trabalhos da Comissão em rede nacional, mas criticou o “deslize” do colega Fausto Júnior. O parlamentar exibiu um vídeo em que Fausto Júnior, durante depoimento, diz que propôs o indiciamento do governador Wilson Lima, mas que não foi aceito pelos membros da comissão.

“Fomos muito bem representados pelo Fausto Júnior com um único deslize. Pela pressão, ele falou algo que não corresponde a verdade dos fatos dentro da CPI da Saúde. Esse trecho em que Fausto Júnior disse que propôs e não foi aceito viralizou. Para repor a verdade, não foi pedido pelo relator, em nenhum momento, o indiciamento do governador do Estado. Por crime comum, não cabe à CPI da Saúde indiciar”, afirmou.

Na esteira do colega, Wilker Barreto (Podemos) afirmou que queria repor a verdade e que a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas passou vergonha em rede nacional na CPI do Senado. “Fausto errou em dois pontos. Ao dizer que propôs o indiciamento do governador, e isso não aconteceu e precisa ser reposto para a sociedade. O segundo ponto é que o objeto da CPI desta Casa não está claro. Está claro é que a Aleam passou vergonha nacional publicamente. Todos os senadores cobraram o fato desta Casa não estar investigando a pandemia”, alfinetou.

Wilker afirmou, ainda, que quando foi declarada a investigação pelo Ministério Público Federal (MPF), que tem mais capacidade de investigar, a CPI da Saúde entendeu que cumpriu o seu papel. “É importante que o colega Fausto Júnior reponha a verdade”, afirmou.

Serafim Corrêa (PSB) afirmou que também queria repor os fatos. “Entendo a pressão que estava o deputado, mas não é fato que ele tenha proposto o indiciamento do Wilson Lima e nós, membros da CPI, tenhamos derrubado em votação. Essa proposta nunca ocorreu e essa votação também não. Sou contra ataques e ofensas e não estou ofendendo o Fausto Júnior, apenas dizendo que essa proposta nunca ocorreu e nunca foi votada e não podemos assumir esse ônus do que não ocorreu”, ressaltou.

Outro lado

Ao ser questionado pela reportagem do Portal O Poder sobre as declarações dos membros da CPI da Saúde que estavam cobrando a verdade,  Fausto Júnior foi diplomático e afirmou que todas as informações estão no relatório final da comissão.

“O relatório final é o que vale e ele foi construído por todos os membros e assinado por mim. Todo o resto é intriga, temos que avançar nos trabalhos em prol do Amazonas”, ressaltou.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

 

 

 

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!