outubro 6, 2024 02:26

RR: Com orientações de Saúde, Arthur prepara ambiente escolar para retorno das aulas presenciais

Roraima – As aulas da Rede Municipal de Ensino de Boa Vista estão previstas para iniciarem no dia 13 de setembro. Para preparar o ambiente escolar com as recomendações sanitárias e orientar alunos e famílias sobre os cuidados durante a pandemia, o prefeito Arthur Henrique (MDB) organizou uma semana de acolhimento.

Enquanto os alunos do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental participam da prova BV, os pais participam de uma roda de conversa com a equipe escolar. A ideia é preparar os estudantes para a retomada das aulas presenciais, avaliar o nível de aprendizagem e mostrar aos pais que as unidades estão prontas para este momento.

O prefeito aproveitou para desejar as boas-vindas. “É um momento delicado, foi um ano e meio sem o contato direto com a escola. Neste período inicial estamos fazendo uma readaptação. Um grupo pequeno está sendo agendado por dia, para que nossa equipe converse sobre como vai funcionar o ensino a partir de agora e mostrar que a escola está preparada para o retorno das aulas”, declarou.

Ambiente preparado

De acordo com a gestão municipal, todos os estudantes, da creche ao 5º Ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, devem retornar à sala de aula no próximo mês. “Será adotado o modelo híbrido e escalonado, onde 50% vai estudar presencial e outro remoto. As escalas serão alternadas semanalmente, para que não ocorra a lotação nas salas”, ressaltou.

As unidades de ensino dispõem de todos os equipamentos de segurança, com torres de álcool, termômetro para medição da temperatura e máscaras são entregues às crianças. Dentro das salas, os professores utilizam viseiras de proteção facial, sendo respeitado o distanciamento social com a marcação nas cadeiras.

Prova BV

Ansiosa, Manuela Silva, 7 anos, chegou cedo à escola Municipal Nova Canaã para os testes da Prova BV. Ela não via a hora de rever os colegas, professores e retornar à escola. “Estudar em casa é legal, mas eu prefiro estudar na escola. Aqui a gente faz educação física, brinca e até come. Me senti feliz quando falaram que ia voltar, contei até para o meu pai”, disse a menina.

O objetivo da avaliação é reunir dados para um levantamento que vai identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos nas disciplinas de português e matemática e trabalhar meios de recuperação. Com o tablet, as crianças respondem aos testes por meio de uma plataforma digital do Instituto Alfa e Beto.

Segundo informações da gestão municipal, as questões são de múltipla escolha, correspondentes a cada ano do ensino fundamental. Com duração de 1 hora por disciplina, a prova é adaptativa, ou seja, se o aluno não acertar as questões no nível de sua série ele fará, automaticamente, questões das séries anteriores.

“Estamos realizando a prova com os alunos porque queremos avaliar o grau de conhecimento dessas crianças. Tanto tempo longe da escola é normal que surja um déficit de aprendizagem e, com a avaliação, podemos planejar os próximos dias, recuperar o tempo perdido e avançar ainda mais na educação do município”, disse Arthur Henrique.

 

Da Redação O Poder

Foto: Divulgação/PMBV

Últimas Notícias

Patrícia Lopes realiza mega carreata em Presidente Figueiredo

A candidata à reeleição da prefeitura de Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus), Patrícia Lopes (União Brasil), realizou...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!