O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o secretário Municipal da Educação, Pauderney Avelino, anunciaram uma série de medidas para a Educação em Manaus. Entre elas, o pagamento da data-base com valores retroativos referentes ao ano de 2020 e 2021 para os professores e o pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) até o final do ano. Os valores não foram divulgados. O anúncio foi feito no início da noite desta terça-feira, 05.
Avelino e Almeida disseram que haverá o pagamento de bonificação para as escolas que tiverem um bom desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e as progressões dos profissionais de Educação serão assinadas e publicadas em Diário Oficial. O prefeito pediu que os professores colaborem na educação das crianças.
“Elas são diamantes que precisam ser lapidados . Eu quero fazer mais por vocês mas a pandemia nos prejudicou e muito”, relatou, falando que o orçamento da Prefeitura tem R$ 2 bilhões a menos que no exercício de 2020. David Almeida falou que enviará o Projeto do Orçamento para a Câmara Municipal em breve.
O secretário de Educação, Pauderney Avelino, contou que a Data Base será paga no mês de novembro. Ele relatou que os benefícios estavam parados e montante era de R$ 6 milhões.
“Não haverá atrasos no pagamento do prêmio na gestão do prefeito David como houve em gestões anteriores. Haverá a premiação para aquelas escolas que atingirem a meta do Saeb com 14º e algumas com 15º salários. Até o final do ano que vem, o prefeito irá fazer o pagamento dos prêmios. Nós estamos reconhecendo o mérito dos nossos servidores”, contou.
Ponto Facultativo
David Almeida salientou que no próximo dia 11 de outubro, será ponto facultativo para os servidores. Mas que em 2022, todos os pontos facultativos serão revistos.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Divulgação/Semed