novembro 24, 2024 05:16

Indignado, vereador critica gestão de Denarium na Saúde; ‘Roraima é uma fábrica de sequelas’

Roraima – Visivelmente indignado, o vereador de Boa Vista Dr. Ilderson (PTB) desabafou e teceu duras críticas à gestão do governador Antonio Denarium (PP) na área da Saúde. A manifestação ocorreu nesta quarta-feira, 27, durante sessão na Câmara Municipal de Boa Vista.

O vereador, que é médico ortopedista, afirmou que Roraima é uma ‘fábrica de sequela’. Ainda no início do desabafo, o vereador chamou a atenção de aliados do governo e disse que não adiantava ‘olhar torto’.

“Como médico ortopedista eu ‘tô’ cansado. Cansado porque Roraima hoje é uma fábrica de sequela. ‘De onde ‘cê’ tá tirando isso, doutor?’. Porque eu trabalho nisso, eu vivo isso. E não adianta base de ninguém querer ficar me olhando torto, não!”, iniciou.

Logo em seguida, o vereador, que é concursado do Estado, relata o que vivencia diariamente e lamentou ter que implorar por materiais básicos para as unidades de Saúde do Estado.

“Agora, é muito triste pra mim, como médico, como vereador, como ortopedista, ter que subir na Tribuna dessa daqui para implorar e para pedir pelo amor de Deus: compre os materiais para os nossos hospitais. A gente está cansado de chegar para os nossos pacientes e (dizer), infelizmente, a sua cirurgia só para janeiro, porque não tem material”.

‘Falta gestão’

Com a voz ainda embargada o vereador seguiu tecendo críticas e afirmou que o governo tem dinheiro para investir na Saúde, mas falta gestão. Ilderson também seguiu exemplificando como a falta de materiais básicos deixam sequelas nos pacientes.

“Dinheiro tem e cadê a gestão? Quê isso? A fábrica de sequelas. Uma fratura no punho, que ela (paciente) vai ser operada daqui um mês, já era o punho desse cara. Ele vai desenvolver uma artrose”, desabafou.

‘E se fosse com eles?’

O vereador questionou, ainda, como seria o tratamento se fosse com os parentes dos políticos que governam a Saúde do Estado.

“Eu queria saber se fosse no pai deles, se fosse na mãe desses políticos, desses que estão governando a Saúde do nosso Estado, como é que eles iriam tratar?”, indagou.

Saúde ‘fatiada’ 

“Está na hora da gente cobrar nos nossos políticos, dos nossos governantes! Até quando a Saúde do nosso Estado vai ser fatiada? Até quando deputado A, B, C, D vai mandar na Saúde do nosso Estado?”, questionou.

Ilderson também chamou a atenção dos parlamentares para o número de gestores que já passaram pela Secretaria de Saúde do Estado e voltou a lamentar a falta de materiais para realizar cirurgias.

“Nós estamos já no nono secretário, vai ‘pro’ décimo, vai ‘pro’ cinquenta e não vai melhorar se for desse jeito! Não tem um cateter de oxigênio no Estado para operar um paciente, é um absurdo! Até quando isso? E nós vamos ficar de braços cruzados”.

Por fim, o vereador afirmou que pela falta de cirurgias pessoas estão vendendo seus bens e até fazendo empréstimos para tratar da saúde.

“Esse ano não foi realizada uma cirurgia de vesícula no nosso Estado. Quantas pessoas com suas vesículas aí inflamadas esperando, tendo que vender o carro, tendo que fazer empréstimos consignados para pagar. Até quando?”, questionou.

Confira o vídeo:

 

Álik Menezes, para O Poder 

Foto: Divulgação 

 

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!