abril 22, 2025 21:54

Cartão de crédito poderá ser usado para quitar débitos de água e energia no momento do corte

Para facilitar o pagamento dos consumidores com débitos atrasados nas contas de energia e água, está em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei nº 544/2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade das concessionárias dos serviços públicos de água e energia a disponibilizarem o pagamento via cartão de crédito e/ou débito no momento do corte do serviço por fatura vencida. A matéria é de autoria do deputado Dermilson Chagas (Podemos).

De acordo com o artigo 2º do Projeto de Lei, o encarregado de efetuar o corte no fornecimento dos serviços de água e energia elétrica deve portar uma máquina de recebimento de pagamento por cartão e oferecer ao usuário do serviço a oportunidade de pagar débitos vencidos antes de efetuar o corte.

E seu inciso 1º diz ainda que, caso o usuário do serviço liquide os débitos existentes, o corte no fornecimento será cancelado imediatamente. Caso o encarregado não encontre ninguém no endereço, poderá efetuar o corte do serviço, deixando uma notificação com data e hora na qual realizou o corte.

Já no inciso 3º, determina que, em caso de não quitação total dos débitos existentes, o corte no serviço poderá ser executado.

Dermilson Chagas afirmou, em sua justificativa, que o projeto busca proporcionar uma maior eficiência da administração pública, já que, apesar da energia se tratar de uma concessão, o fornecimento de água e energia não deixa de ser um dever do Estado.

“Vale ressaltar que o projeto trará uma garantia maior à dignidade da pessoa humana do consumidor, haja vista que irá possibilitar que corte de serviços essenciais, como os de água e luz seja evitado, bastando o pagamento na hora do desligamento feito pelo consumidor para que que o corte seja cancelado”, explicou.

Na avaliação do deputado, não é interessante nem para sociedade, nem para a empresa que presta o serviço, que haja o corte. “É necessária a alternativa trazida por este PL, que irá facilitar a vida do cidadão e, inclusive, irá possibilitar uma melhor eficácia na cobrança das faturas em aberto”, ressaltou.

A matéria está sendo avaliada pelas comissões permanentes da Aleam e poder ser votada nas próximas semanas.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado nesta terça-feira

O Governo do Amazonas, por meio do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, divulga nesta terça-feira,22,...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!