O senador Omar Aziz (PSD) disse nessa terça-feira, 9, durante a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), que o cérebro do ministro da Economia, Paulo Guedes, é “obsoleto”. O termo foi utilizado por Guedes para se referir à região da Amazônia durante sua participação em um painel da COP26.
Na ocasião, o ministro disse ser necessário modificar a “produção industrial obsoleta à base de incentivo” da região por um modelo de economia verde. Guedes também classificou a Zona Franca de Manaus como “selva do Silício”, em referência ao Vale do Silício, nos Estados Unidos.
“O cérebro do Paulo Guedes é obsoleto. Aliás, ele tem que vir aqui e se explicar. Ele precisa dizer cadê o dinheiro para a vacina do ano que vem? Ele tem que vir aqui dizer, desde que ele começou é só conversa fiada. O país empobreceu”, disse Aziz.
O senador também afirmou que o governo Bolsonaro deve alterar a política de dolarização dos combustíveis. A gasolina registrou a quinta alta consecutiva na última semana, de acordo com um levantamento realizado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo). Diesel e gás de cozinha também sofreram reajustes.
Durante a CAE, Aziz voltou a criticar Bolsonaro (sem partido). Ele utilizou as expressões “abacateiro” e “macaco guariba” ao se referir ao presidente. Para o senador, Bolsonaro perdeu a liturgia pelo cargo.
“Nós temos um presidente que acha bonito ir para rua falar besteira, por onde passa vai lançando fezes”, afirmou o senador.
Conteúdo: Portal 360
Foto: Sérgio Lima/Poder360