Roraima – Um dia após ser duramente criticado e pressionado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Roraima (Sinter), o governador Antonio Denarium (PP) anunciou na tarde desta sexta-feira, 19, que vai realizar o pagamento de progressões verticais (por titulação) a 817 professores.
De acordo com nota enviada a O Poder, o governo já protocolou junto ao sindicato um documento com a lista da relação dos nomes de todos os professores que serão contemplados com o pagamento.
“Devem receber nesse primeiro momento professores que tiveram portarias publicadas entre os anos de 2008 a 2013 e os valores variam entre R$ 720 a R$ 35 mil reais. […] O pagamento será efetuado em folha suplementar, obedecendo ordem cronológica de publicação de portaria. A data que o dinheiro estará na conta dos docentes será anunciada em breve pelo Governo”, informa trecho da nota.
O pagamento das progressões foi um acordo firmado por Denarium com a categoria. No entanto, até então o governo do Estado não havia se posicionado sobre quando iria cumprir o combinado, o que gerou indignação da classe que aguardava para receber as progressões.
‘Pressão‘
Cansados de esperar pelo pagamento, nessa quinta-feira, 18, o Sinter emitiu nota repudiando o silêncio do governo do Estado. Segundo o sindicado, Denarium se comprometeu em pagar as progressões verticais para os professores neste mês, mas não estava honrando o compromisso.
“Repudiamos a falta de compromisso e esclarecimentos da gestão. Até o presente momento, a lista com os nomes dos professores que irão receber as progressões verticais se quer saiu na folha complementar. O Sinter continua trabalhando com seriedade e respeito aos sindicalizados e cobra esse pagamento”, afirmou Josefa Matos, diretora-geral do Sindicato.
Anderson Soares, para O Poder
Foto: Divulgação