novembro 22, 2024 22:41

RR: Com medo de ser cassado, Jalser recorre novamente à Justiça para ser reconduzido à presidência da ALE

Roraima – Incansável na tentativa de voltar a ter o poder da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), o deputado Jalser Renier (SD) entrou com um pedido de tutela de urgência na Justiça de Roraima para ser reconduzido ao cargo de presidente da Casa Legislativa e barrar o processo de cassação de mandato que tramita na ALE.

O deputado foi afastado da presidência no início do ano após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que também determinou novas eleições. Dias após, Soldado Sampaio foi eleito o novo presidente da Assembleia.

O novo pedido de recondução à presidência da Casa foi protocolado nessa quarta-feira, 1º, na 2ª Vara da Fazenda Pública, em Boa Vista.

“O objeto desta ação é garantir a recondução de Jalser Renier Padilha ao cargo de Presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Roraima (biênio
2021/2022), conforme eleição atestada na Resolução Legislativa n. 001/2019, com a
consequente suspensão dos efeitos da Resolução Legislativa n. 001/2021, em virtude
das teses jurídicas de observância obrigatória para todas as esferas do Poder Judiciário
e da Administração Pública, fixadas pelo egrégio Supremo Tribunal Federal no
julgamento da ADI 6.684”, diz trecho.

STF

No dia 11 de junho, o ministro Alexandre de Moraes reafirmou a inconstitucionalidade das sucessivas reconduções para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O ministro julgou procedente o pedido do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) contra a permanência de Jalser Renier (SD) na presidência da Casa pelo quarto mandato consecutivo.

Cassação 

Segundo fontes, o deputado está tentando de todas as maneiras destruir o processo que pede a cassação do mandato dele por quebra de decoro parlamentar. Na Casa, tramitam dois pedidos de cassação do mandato. Um foi protocolado pelo deputado federal Nicoletti e o segundo pelo jornalista Iury Carvalho.

Investigação

Jalser é apontado como mandante do sequestro e tortura do jornalista Romano dos Anjos, que ganhou fama em uma emissora local por criticar alguns parlamentares. O deputado chegou a ser preso no dia 1º de outubro e atualmente cumpre prisão domiciliar.

 

Da Redação O Poder

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

Esmam promove lançamento da obra “Os 35 anos do Superior Tribunal de Justiça”

A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) promoveu na tarde de quinta-feira, 21, o lançamento, em Manaus, da...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!