setembro 21, 2024 10:19

Tribunal Superior Eleitoral lança nova urna eletrônica em Manaus

Manaus foi a capital escolhida para que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, apresentasse o novo modelo de urna eletrônica que será utilizada nas eleições de 2022. O lançamento foi realizado após o ministro visitar a fábrica da Positivo Tecnologia, ganhadora da licitação, nesta segunda-feira, 13.

Durante seu discurso, Barroso disse que a polêmica envolvendo a segurança das urnas eletrônicas é uma “pauta vencida”.  Ele também frisou que as urnas e o sistema são seguros e que seria impossível hackeá-los. 

“Recentemente, o presidente manifestou-se sobre a credibilidade do sistema. Também instalamos uma comissão com representantes da sociedade civil para dar mais transparência ao processo”, comentou. 

O presidente informou que está reforçando a segurança dos sistemas do TSE para evitar ataques cibernéticos contra o órgão judiciário. Ele garantiu que o sistema das urnas é inviolável. 

“As urnas não são conectadas em rede, por isso, não tem como entrar remotamente. Hipoteticamente, se existisse um ataque nos sistemas do TSE, não conseguiriam alterar o resultado de uma eleição por causa disso. Após a votação e a lacração, não há como ‘chegar’ à urna. O resultado sai no dia e é impresso o boletim da urna. O programa utilizado também é inspecionado, inclusive por partidos”, explicou Barroso.

Segundo o ministro, a proteção ao sistema é mais para preservar a imagem do Órgão Superior da Justiça Eleitoral. Ataques cibernéticos, ainda conforme Barroso, tornaram-se preocupantes há 3 anos, com vários países sofrendo ataques de hackers. Nesta manhã, os sites da Prefeitura de Manaus, por exemplo, saíram do ar após um desses ataques. 

“Há muitos testes, auditorias e vários momentos pré-eleição. Os mais destacados são as aberturas dos códigos-fonte, que são instalados na urnas. O código é aberto para inspeção, em segundo momento, é lavrado. A partir desse momento, ele é inviolável. A urna só roda esse programa”, garantiu. 

Eleições de 2022

Barroso disse que ainda irão votar na próxima semana em qual horário começará a eleição do próximo ano. Por outro lado, o término acontecerá às 17h em todo o país, seguindo o horário de Brasília (DF). Quanto ao tempo para contabilizar os votos, permanecerá o mesmo. 

A lacração das urnas será em agosto; a inseminação (colocar o sistema), em setembro; e o pleito, em outubro. 

“As novas urnas serão distribuídas para todo o país. As velhas passarão pelo descarte ecológico e serão descaracterizadas”, comentou.

Barroso terminou seu discurso falando que é entusiasta da Amazônia e que deve-se preservar a floresta. 

Novas Urnas 

A fábrica Positivo Tecnologia será responsável pela placa mãe das novas urnas. A montagem da urna é feita em Ilhéus, na Bahia. 

Conforme a licitação feita pelo TSE, serão fabricadas 225 mil urnas num novo modelo que tem como nova funcionalidade a maior duração das baterias, processadores mais rápidos e o terminal do mesário com comandos sensíveis ao toque (touchscreen). Conforme a Justiça Eleitoral, a tecnologia permitirá mais rapidez na identificação do eleitor, diminuindo o tempo de espera nas filas. A vida útil do equipamento é de dez anos. 

No total, 577 mil urnas serão utilizadas nas eleições. A entrega está prevista para maio do ano que vem.

 

 

Priscila Rosas, para O Poder 

Foto: Divulgação/TSE

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

A 15 dias da eleição, candidatos intensificam trabalho para conquistar votos

Nesses últimos 15 dias até a eleição, os candidatos aos cargos de prefeito e vereadores devem intensificar os trabalhos...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!