setembro 19, 2024 14:36

Oposição em Parintins ensaia frente ampla contra Bi Garcia nas urnas

Maior colégio eleitoral do interior do Amazonas, com 69,5 mil eleitores, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), a disputa por Parintins, município distante 369 quilômetros de Manaus, se mostra concorrida, mas com vantagens para o atual prefeito da cidade, Frank Bi Garcia (DEM), segundo pesquisas eleitorais divulgadas ao longo de 2019 e 2020.

Pesquisa do Instituto Pontual de junho de 2019 mostra Bi Garcia liderando as intenções de votos com 24,4%, seguido pela vereadora Nega Alencar (PSC), com 16,2% e, em terceiro lugar, o advogado Juscelino Manso (PSB), com 13,3%.

Outra pesquisa, desta vez da Imarketing, o prefeito aparece com 25,8%, seguido por Juscelino Manso, com 21,1% e, Nega Alencar, com 20,6%.

A provável vantagem de Bi Garcia nesta disputa eleitoral seria resultado da divisão da oposição em Parintins, onde ao menos quatro nomes almejam entrar na disputa pela prefeitura municipal: Nega Alencar, Márcia Baranda (MDB), Juscelino Manso e Joselito Pimentel (PT).

Para reverter a vantagem, os pretensos candidatos à corrida eleitoral em Parintins não descartam unir forças para derrotar o protagonismo do prefeito Bi Garcia.

Procurada pelo O Poder, a vereadora Nega Alencar, segunda parlamentar mais bem votada no pleito de 2016, com 1,4 mil votos, fez o lançamento de sua pré-candidatura à Prefeitura de Parintins nesta quinta-feira, 20. Ela não descarta a possibilidade de união com outros nomes para enfrentar Bi Garcia nas urnas. A pretensa candidata disse que até o dia 31 de agosto deverá ter definições da data da convenção do PSC em Parintins.

Nega Alencar disse que está conversando com todos os nomes, líderes partidários e até quem já anunciou que disputará as eleições municipais. “Já podemos anunciar a aliança com o PV e Solidariedade, mas, estamos articulando e alinhando com outros partidos, até setembro deveremos fechar apoio de seis partidos”, ressaltou a vereadora.

A vereadora disse, ainda, que a união é a melhor saída para conquistar êxito no pleito deste ano. “Esse é o caminho para o desenvolvimento de Parintins, temos que buscar essa renovação, não dar mais para ter alguém no comando da prefeitura que tem mais de 26 anos em cargo público, alguém que já teve a oportunidade por três vezes fazer o melhor por Parintins e não conseguiu, e, ainda, vem querendo galgar um quarto mandato”, criticou Nega Alencar.

Alinhamento

Outro nome de oposição, velha conhecida de Bi Garcia, a empresária Márcia Baranda, que ficou em segundo lugar no pleito de 2016, também não descarta uma união com demais nomes para tirar o protagonismo do atual prefeito.

“Estou pré-candidata à prefeita, mas, estamos conversando com partidos políticos, com lideranças e estamos trabalhando, o MDB vem forte em Parintins”, disse.

Márcia Baranda ressaltou que o MDB busca alianças com ao menos cinco legendas partidárias para as eleições deste ano. “A oposição está alinhada. não estamos descartando nada, tudo pode acontecer. Levando em consideração que todos queremos uma Parintins melhor, com qualidade de vida para população e as mulheres têm que ser protagonistas nessa disputa”, disse a pré-candidata.

O presidente do Diretório Municipal do PSB em Parintins, Juscelino Manso, disse que vem dialogando com outros candidatos e também não descartou a possibilidade de aliança com a oposição em busca de tirar o protagonismo do atual prefeito. 

“Precisamos nos fortalecer, venho conversando com todos os candidatos e representantes partidários, e, não é descartado a possibilidade de alianças para vencer o pleito”, destacou. 

Juscelino disse, ainda, que a definição sobre as alianças deverá ocorrer na primeira semana do mês de setembro. “Conversei com o PSC, MDB, Avante, Patriota, além do PT e outras legendas. Vamos esperar algumas pesquisas e juntos iremos definir o melhor para Parintins”, disse.

Fortalecimento

Em junho deste ano, já mostrando um cenário de união da oposição e em um processo de fortalecimento do PSC no interior do Estado, o governador Wilson Lima se reuniu com três pré-candidatos da oposição à Prefeitura de Parintins: Nega Alencar, Márcia Baranda e Juscelino Manso. Na reunião, Wilson Lima externou apoio a pré-candidata de seu grupo político, a vereadora Nega Alencar.

Silêncio

O atual prefeito de Parintins, mesmo procurado pelo O Poder, resolveu optar pelo silêncio e não comentar as estratégias do jogo político que vem fazendo em busca da reeleição. No entanto, conforme apurado, Bi Garcia já conseguiu fechar alianças do PSDB, PDT e vem conversando com o PT em busca do apoio. Nas eleições de 2016 ele conseguiu levar para as urnas 30,9 mil votos.

Entrave

Apesar de se manter na liderança nas pesquisas eleitorais, Bi Garcia vem enfrentando alguns entraves que podem até deixo-lo inelegível, como o fato de ter o nome citado na lista de gestores com contas reprovadas junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).

A lista de gestores e ex-gestores inadimplentes foi entregue na última sexta-feira, 14, pelo TCE ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) e aos Ministérios Públicos do Estado e Federal. Esta lista servirá como parâmetros de elegibilidade no momento em que os respectivos pedidos de registros de candidaturas forem analisados pela Justiça Eleitoral.

Outra dificuldade enfrentada por Bi Garcia tem relação com uma ação na Justiça Estadual, onde, mesmo com sentença favorável da corte judiciária, o prefeito deverá passar por novo julgamento, levando em consideração um recurso apresentado pelo MP contra a decisão que inocentou o prefeito das denúncias de suspeita de crime de responsabilidade, fraudes em licitações, desvio de recursos públicos e formação de quadrilha.

Nepotismo

Bi Garcia também passou a ficar na mira dos órgãos fiscalizadores após denúncias que apontam que o secretário municipal de Saúde da Prefeitura de Parintins, enfermeiro Clerton Florêncio, empregou a mulher e mais quatro membros da família dela na pasta que dirige, o que se configura nepotismo. As nomeações temporárias foram autorizadas por ele e pelo prefeito da cidade

Covid-19

No Tribunal de Contas do Estado, Bi Garcia recebeu um ultimato para prestar informações de gastos no enfrentamento do novo Coronavírus (Covid-19) no município. A recomendação nº 336A/2020, foi do Ministério Público de Contas (MPC), que pedia transparências nos gastos do município no enfrentamento à Covid-19.

Sem resposta

A reportagem do Portal O Poder entrou em contato com o prefeiturável Joselito Pimentel, sem sucesso.

 

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Montagem

Últimas Notícias

UOL revela novo esquema milionário da noiva de David Almeida

A empresa da estudante de medicina Izabelle Fontenelle, noiva do prefeito de Manaus e candidato à reeleição, David Almeida...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!