fevereiro 22, 2026 07:20

Emenda do deputado Átila Lins garante quase R$ 5 milhões para UTIs no interior do Amazonas

Recursos decorrentes de emenda parlamentar no valor de quase R$ 5 milhões, de autoria do deputado federal Átila Lins, vão garantir equipamentos para implantação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) nos municípios de Tabatinga, Tefé, Lábrea e Humaitá, no interior do Amazonas. Com os recursos, transferidos ao Fundo Estadual de Saúde, o governo irá comprar equipamentos e materiais necessários para o funcionamento das UTIs

De acordo com o autor da emenda, deputado Átila Lins, após a implementação dos leitos de UTI, os moradores desses municípios e de cidades vizinhas que precisarem de atendimento médico de alta complexidade não precisarão mais ser transferidos para Manaus, como ocorreu com os pacientes em estado grave durante o pico de internações e mortes da pandemia de Covid-19.

“Sabemos como as UTIs serão importantes nas cidades para salvar vidas, sem a necessidade constante de transferência dos pacientes para os hospitais da capital. É um avanço fantástico para a saúde do interior”, ressaltou.

Até o momento, além da capital Manaus, apenas o município de Parintins conta com 11 leitos de UTI para atendimento de casos de alta complexidade. A desigualdade na distribuição de leitos de UTI no Amazonas foi um dos grandes agravantes para que o volume de mortes caudadas pela Covid-19 chegasse a 13.842, segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) desta sexta-feira (07). Com grande parte dos municípios do estado sem ligação terrestre com a capital, os pacientes que apresentavam quadros graves dependiam de transferências em UTIs aéreas cuja capacidade não conseguiu dar conta da demanda, levando muitas pessoas a óbito no interior antes de chegar a ter acesso ao atendimento de urgência que só é prestado nesse tipo de unidade.

 

 

Com informações da assessoria

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!