fevereiro 22, 2026 12:23

Fora da costura pré-eleitoral, vice-governador foca no debate sobre a ZFM na reforma tributária

Dois dias após anunciar sua desfiliação do PTB e, consequentemente sair da direção estadual do partido, o vice-governador do Estado, Carlos Almeida Filho (sem partido) se reuniu nesta quarta-feira, 26, em São Paulo com o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Jorge Nascimento Júnior, na sede da Eletros, para tratar do debate sobre o modelo Zona Franca no contexto da reforma tributária, em tramitação no Congresso Nacional.

De acordo com o vice-governador, apesar da geração de mais de 80 mil empregos diretos, faturamento na casa dos R$ 100 bilhões (R$ 104 bilhões em 2019) e milhões em investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), em harmonia com a preservação da floresta amazônica, ainda existe desconhecimento de parte do empresariado nacional em relação ao modelo de desenvolvimento regional, reconhecido pela própria Organização Mundial do Comércio (OMC).

‘’Temos que ampliar o debate, fazer a região, o Amazonas, a Amazônia, serem ouvidos pelo País. Temos poucas, mas bravas vozes atuando, e precisamos ampliar o debate, ocupar espaços de construção de ideias, inaugurar fóruns’’, defende Carlos Almeida. 

Conforme o vice-governador, é somente debatendo que será possível desmistificar inverdades sobre a indústria incentivada de Manaus, e para o próprio Estado ter apoio para diversificar a economia regional a partir da biodiversidade amazônica.

Carlos Almeida explicou que um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), revela que relação ao percentual dos gastos tributários totais do país, a participação da ZFM nesse item caiu de 17,1%, em 2009, para 8,5%, em 2018. “O indicador enfrenta o ataque feito ao modelo, de que é um grande peso em renúncia fiscal. O mesmo estudo aponta que quanto maior a atividade na ZFM, menor é o desmatamento, e que ao longo da existência do modelo, melhoraram os indicadores sociais, como a escolaridade e profissionalização do trabalhador”, completou.

O presidente da Eletros, que congrega fabricantes de eletroeletrônicos com peso mundial, com fábricas instaladas em Manaus, entende que “é importante a liderança do Governo do Amazonas na discussão sobre a reforma tributária, considerando que o tema é sensível e importante para a região”. Jorge Júnior lembra que o governo federal tem garantido que o modelo ZFM será respeitado na discussão sobre a mudança da política tributária nacional e esse é um bom começo. Foi o que disse o vice-presidente do país, general Hamilton Mourão, nesta semana.

“E a Eletros, que representa 18 empresas instaladas em Manaus, que compõem um dos mais importantes setores da ZFM, em geração de emprego, faturamento, impostos, investimentos em P&D, recebe o vice-governador com alegria, ele que veio buscar informações e celebrar uma parceria que fortalece a necessária união entre setor produtivo e o Governo, na defesa do modelo, da região”, destaca o executivo.

 

Da Redação O Poder 

Com informações da assessoria

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!