O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta sexta-feira, 28, a oficialização do aumento em uma hora do horário de votação nas eleições municipais deste ano em decorrência da pandemia da Covid-19.
“A intenção é garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança e tentar reduzir as possibilidades de aglomeração nos locais de votação”, informa o comunicado.
Conforme o TSE, o horário que as urnas estarão aberta e aptas a receber votos é das 7h às 17h, no horário local, no primeiro turno, marcado para 15 de novembro, e se caso for necessário, no segundo turno, dia 29 de novembro.
O horário foi definido após consultas a estatísticos do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), do Insper e da Universidade de São Paulo, segundo o Tribunal.
Seguindo também a consulta sanitária feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein, foi também reservado o horário das 7h às 10h preferencialmente para pessoas acima de 60 anos.
“Nós estamos fazendo todo o possível para conciliar, na maior medida, a saúde pública da população com as demandas da democracia. É votando nas eleições municipais que você define o destino da sua cidade e, em última análise, os rumos do Brasil. Vote consciente”, afirmou o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.
Conteúdo: TSE
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebon/Agência Brasil