janeiro 15, 2025 17:04

Deputado apela para que população não relaxe os cuidados: ‘Pandemia ainda não acabou’

O relaxamento de parte da população manauense com os cuidados das autoridades de vigilância e saúde no período da pandemia da Covid-19, que já matou mais de 3.798 pessoas no Amazonas e 123 mil no Brasil, além das constantes aglomerações de pessoas nos finais de semana na praia da Ponta Negra, por exemplo, foi alertado pelo deputado Serafim Corrêa (PSB) na sessão híbrida desta quinta-feira, 3, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Serafim chamou a atenção para o uso de máscaras, distanciamento social e o uso de álcool em gel, medidas que segundo ele, estão sendo ignoradas por parte da população que acredita que a contaminação pelo novo coronavírus está controlada.

“A pandemia ainda não acabou. Nós não temos vacina e sabemos muito pouco dos protocolos a serem adotados, porque repercutem de uma maneira ou de outra. Continuamos tendo perdas em Manaus. Todas as vidas são importantes, mas as vidas de familiares e pessoas mais próximas, mexem ainda mais conosco”, lamentou.

Na avaliação do deputado o que estamos vendo é que no senso popular a pandemia acabou. “Ninguém está respeitando o uso da máscara, distanciamento, o uso do álcool em gel. Nos finais de semana na Ponta Negra e em outros locais de aglomeração, tem mais gente que tinha antes da pandemia. Isso preocupa muito porque a pandemia não passou. Apelo à população para que respeite as regras”, disse.

Implurb diz que está fiscalizando

O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb),  respondeu à reportagem do Portal O Poder, por intermédio de nota, que as medidas necessárias estão sendo realizadas no Complexo Turístico da Ponta Negra.

Leia na íntegra

Com a reabertura dos parques, incluindo o Complexo Turístico Ponta Negra, a Prefeitura de Manaus está permanentemente orientado a população para que os espaços possam ser prioritariamente utilizados para praticar atividades físicas, desde que de forma isolada e mantendo distância de outros visitantes. Uma ampla campanha publicitária foi preparada e instalada no complexo alertado para a prevenção e os cuidados na pandemia.

O mesmo vale para o uso do balneário, para reduzir ainda o risco de contaminação pelo Covid-19. A pandemia teve redução de mortes no Estado, mas os números de novos casos continuam em alta. A Prefeitura de Manaus informa que, a comissão que atua na gestão do Complexo Turístico Ponta Negra, gerenciado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), fiscaliza os quiosques e comércios instalados no espaço, que também operam com as devidas recomendações, com permissionários e servidores mantendo, constantemente, a higienização das mãos, com lavagem ou uso do álcool gel, além do uso de máscaras e do controle no distanciamento dos clientes na hora das compras. Os colaboradores também foram orientados a usar luvas descartáveis e manter constante higienização dos espaços.

Além disso, os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança e orientação aos banhistas sobre as normas de segurança, até 17h – horário limite indicado para o banho no rio -, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.

A orientação, mesmo no parque, é para manter as medidas de prevenção e combate ao vírus, o que inclui o uso de máscaras individuais.

A estrutura de atendimento a frequentadores na praia, com os guarda-sóis, é montada respeitando o distanciamento de, pelo menos, 2 metros entre os jogos de mesas e cadeiras. Em relação às filas para compra de produtos, os mesmos devem atentar para o distanciamento de, no mínimo, 1 metro entre clientes. As atividades comerciais, incluindo os permissionários e quiosques, funcionam de 9h às 22h, na área da praia, e no calçadão segue até às 23h.

Máscaras

O uso de máscaras de proteção, que ajudam no combate à proliferação do novo coronavírus, passou a ser obrigatório em estabelecimentos comerciais e no transporte público e privado de Manaus, desde o último dia 11, por decretos assinados pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e publicados no Diário Oficial do Município (DOM), edição n° 4.835. Com a sanção da lei municipal nº 2.607/2020, no dia 13 deste mês, os decretos ganharam força.

As máscaras, seguindo a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), devem ser, de preferência, as de fabricação caseira, com duas camadas de tecidos bem ajustados ao rosto, de modo que possibilite a cobertura total da boca e do nariz.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Ex-prefeito condenado pelo TCE irá administrar contas de Maués

A atual prefeita de Maués (a 287 quilômetros de Manaus), Macelly Veras, nomeou o ex-prefeito Odivaldo Miguel de Oliveira...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!