Por telefone, o governador Wilson Lima (UB) conseguiu agendar uma reunião entre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, e o procurador-geral do Estado, Giordano Bruno, que vai explicar os impactos do decreto do governo Bolsonaro do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na Zona Franca de Manaus (ZFM).
A expectativa é de que Giordano Bruno consiga convencer o ministro dos impactos que prejudicam o modelo econômico do Amazonas e obtenha uma decisão favorável para barrar o decreto de redução do IPI em 25% de Bolsonaro.
Paralelamente ao encontro de Mendonça com o procurador-geral do Amazonas, a informação é que exista uma conversa do ministro do STF com técnicos do Ministério da Economia, com a possibilidade de reeditar o decreto e amenizar os impactos a ZFM.
Na reunião com Mendonça, o procurador-geral poderá argumentar sobre os impactos tributários e os dados ao modelo estrutural da Zona Franca.
Giordano Bruno também deve apresentar as decisões favoráveis que ocorreram na Corte do Supremo quando os temas levaram a prejuízos para a ZFM.
A expectativa é de que a reunião aconteça nesta quarta-feira, 27, em Brasília. O encontro deve ter a presença do deputado federal Silas Câmara (Republicanos), levando em consideração a proximidade com o ministro Mendonça.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Divulgação