David Reis (Avante) confirmou que concorrerá a uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O anúncio foi feito nesta terça-feira, 26, quando voltou a lamentar em entrevista que o “puxadinho” da Câmara Municipal de Manaus (CMM) não saiu do papel.
Segundo o vereador, a proposta era visionária com a construção do primeiro prédio público voltado para o rio Negro na capital amazonense. “Tudo o que eu fiz, faria novamente. Por mais que eu possa ter sido incompreendido, o tempo vai provar que eu estava certo. O anexo II tinha tudo, menos características de ‘puxadinho’”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Manaus.
Reis chegou a explicar as medidas dos quatro tamanhos de gabinete (24m²,32m², 36m² e 42m²) para justificar o porquê a Casa Legislativa precisa da obra avaliada em R$ 31,9 milhões. Segundo o presidente, os gabinetes seriam padronizados e teria até heliponto.
“Eu não tenho mais tempo para proceder essa obra, que seria necessária e justa. Eu acredito que, lá na frente, um outro presidente tope olhar a cidade com ‘olhares do futuro’ da forma como temos que olhar Manaus”, explicou Reis.
O presidente da Câmara Municipal participou do podcast Sim e Não, do Portal A Crítica, na tarde desta terça-feira, 26.
Bênção do pai
Questionado sobre uma possível candidatura no pleito de 2022, David Reis confirmou que concorrerá à uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas. O parlamentar falou que um possível cenário de concorrência com o próprio pai, o ex-secretário municipal Sabá Reis, está fora de cogitação.
“O ex-deputado Sabá Reis entendeu que não queria disputar esse ano para deputado estadual. Dessa forma, ele abriu a oportunidade para que nós pudéssemos colocar o nome na disputa”, explicou.
A possibilidade de Sabá Reis não ser vice do governador Wilson Lima também foi levantada. Além dele, os ex-secretários Shádia Fraxe, Tadeu Souza e Marcos Rotta estão na disputa. Mas David Reis manteve seu posicionamento.
“A decisão do ex-deputado Sabá Reis está tomada e não se dá em virtude da possibilidade de um vice. Ele tem um entendimento que eu com o terceiro mandato de vereador e, agora, presidindo um Poder são ingredientes e experiências para somar. Agora é oportuno pleitear uma vaga na Assembleia Legislativa”, justificou.
Reis também comentou sobre o crescimento do Avante no Parlamento Municipal. Além dele, os vereadores Dr. Eduardo Assis e Wanderley Monteiro são pré-candidatos a deputados estaduais. Já os vereadores Marcelo Serafim, Lissandro Breval e Marcel Alexandre devem tentar uma cadeira na Câmara dos Deputados.
O parlamentar disse que não vê as candidaturas de nenhum dos vereadores como um prejuízo ao trabalho desempenhado por eles na Câmara.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Robervaldo Rocha/CMM
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins